Bom dia pessoal!
Assunto batido, mas estou diante dele.
Tenho 34 anos e sempre mantive ótima taxa de poupança, desde os 20 e poucos anos. Sempre fui poupador mas nunca entendi nada de investimento. Achava que a melhor forma de investir era poupar, que bolsa era para malucos e que só me restava guardar dinheiro no banco. Só me restava poupar maios e aumentar meu salário.
Aos 32 anos, realizei uma venda muito bem sucedida de um imóvel (o imóvel dobrou de preço em 3 anos), único investimento extra bancário que havia me metido a fazer. Sim, eu sei, o ideal era não vender (o imóvel tem valor), mas minha vida mudou muito, de cidade, etc etc. Deixar dinheiro nele não fazia sentido, era muita concentração e gastos mensais.
Resumo: estava com uma boa grana e sem conhecimento sobre investimentos. Sem filhos ou gastos fixos elevados, achei que era o momento de ser agressivo, mas para isso tinha de estudar (isso de "ser agressivo" era como eu, ignorante, via as coisas 2 anos atras). Comecei a ler tudo que podia e me meti a investir em bolsa e TD. 35% 65%. Estava disposto a pagar, perder grana para aprender, colocando a pele em jogo. Deu muito certo porque o mercado estava em alta, mas há alguns meses comecei a ler outras fontes, conheci a Bastter.com, virei assinante e definitivamente me identifiquei com o B&H e com a filosofia. Acredito na bolsa como um investimento de décadas. Estou num processo de aprendizado e desintoxicação, hehe. Mas percebi que minha carteira, tinha:
- muito lixo (empresas ruins, com dívida e/ou prejuízo)
- muitas ações preferenciais
- muitas empresas jovens, de IPO recente
E claro, empresas boas.
Pergunta: reformular rápido ou de 20 em 20mil, saindo de ruins para boas, gradualmente?
Como a maioria se valorizou bem, sair rápido vai gerar muito IR. Mas pode ser melhor que tomar um mega ferro. Por que de 20 em 20... demorarei bastante, coisa de ano e meio, dois, para organizar tudo. o que acham? Alguem já entrou igual a um animal na bolsa e precisou corrigir os erros? Melhor evitar IR sempre ou melhor evitar micos gigantes, pagando pra isso?
Agradeço desde já! Especialmente eventuais voadoras!