Hoje pela manhã fui caminhar com minha esposa e ela disse querer me mostrar uma pequena vila portuguesa que tem próximo ao nosso apartamento e que apesar de morar há mais de 10 anos no bairro, ainda não tínhamos percebido.
Chegando lá, achei realmente muito aconchegante e percebi que havia uma casa para vender. No entanto, saiu uma senhora de outra casa (são 6 na vila) dizendo que a dela também estava a venda e perguntou se gostaríamos de ver.
Eu fiquei um pouco contrariado pois não tínhamos qualquer pretensão de comprar uma casa neste momento mas aceitamos o convite.
E a casa era perfeita, com tudo que eu e a minha esposa desejamos para um lar, num bairro que adoramos. Tamanho ideal, estrutura ótima, estética encantadora. Babamos na casa. E o valor dentro do razoável para nosso padrão de vida mas um pouco abaixo do valor de mercado.
Temos um ap quitado que vale uns 70% do valor da casa. Com os investimentos (sem tocar na reserva de emergência), chegamos até uns 85%. O único detalhe é que a proprietária não cogita aceitar imóvel no pagamento pois está se mudando para Portugal para morar com o filho e esse é o único motivo para estar vendendo a casa.
Assim, inevitavelmente, teremos que financiar em torno de 20% do valor do imóvel.
O maior problema é o valor que temos imobilizado no nosso ap e para isso teríamos que achar alguma solução.
Pensamos em hipotecar o ap mas isso faria com que tivéssemos que assumir duas dívidas, tanto do novo financiamento quanto da hipoteca.
Vender o ap primeiro para depois comprar a casa provavelmente nos faria perder o negócio pois há muitos aps como o nosso na região e aquela casa é bem exclusiva.
Alguma sugestão?
obs. Para efeitos de comparação, a outra casa a venda na mesma vila tem 50% da metragem e uma disposição de cômodos muito ruim, parecendo um labirinto e sendo necessários muuuitos reparos para se tornar habitável. o preço desta corresponde a 85% do valor da casa que gostamos. Além disso, a casa que gostamos não necessita qualquer reforma.