Faço o I.R da minha mãe, desde o tempo em que se entregava disquete na Receita Federal, hoje, devolvendo os informes de rendimento dela, ela me chamou alegre no quarto para me dar um presente, me deu uma pasta antiga escrito ações do Banco do Brasil.
Ela achava que eram ações ao portador, uma coisa comum no tempo dela, que eram certificados que valiam um determinado número de ações, dizia ela que era comum darem essas ações ao portador como presente de casamento para os noivos, ou coisa assim, e ela quis me dar de presente.
Mas o que ela tinha esquecido é que não eram ações ao portador, pois em um dia, mais precisamente no dia 30/10/2007, ela foi no Banco do Brasil e converteu o certificado em ações, ou seja, o que ela tem hoje são 100 BBAS3 custodiadas no próprio BB. Não estão na CBLC. Não estão em corretora.
Evidentemente eu agradeci muito pelo presente, mas não faço a menor idéia do que fazer.
1) Eu nunca declarei essas ações no I.R. dela, acho que vou ter que fazer pelo menos umas cinco retificadoras. É isso?
2) As ações pagaram em média 90,00 de JCP em cada ano, mas esse dinheiro não foi pago a ela, pois ela não tem uma conta no BB. Para onde terá ido?
3) Todas as informações são difíceis porque os funcionários do BB não entendem muito disso e como as ações estão no CPF dela o pessoal não abre muito as informações.
4) As ações, pelo que eu entendi, estão no registro do BB (empresa emissora) eu, (na verdade ela), teria que solicitar a transferência para a custódia da CBLC e depois abrir uma conta numa corretora com o nome e CPF dela para poder vender essas ações?
5) Ou eu abro uma conta p ela numa corretora e solicito isso através da corretora?
6) Enfim, eu gostaria de uma solução que não desse trabalho para ela, pois ela tem 79 anos e não quero fazer ela ficar circulando por aí pra cumprir burocracia.
7) Quero é capitalizar o presente e gastar tudo com ela e aproveitar a mãe que eu tenho.
Obrigado a todos.