Pela primeira vez me encontro nessa situação e gostaria da opinião da galera aqui do site sobre como orientar um amigo que me enviou mensagem pelo WhatsApp dizendo mais ou menos o seguinte:
“Encontrei um investimento excelente. 10% ao mês (!) de retorno garantido (!!). Funciona assim: você assina um contrato anual com o Trader e ele movimenta o seu dinheiro no mercado de criptomoedas. O único (!!!) risco é o Trader morrer, mas até isso ele garante pois tem umas promissórias que ele te entrega...” e por aí vai a descrição do “grande negócio”. Ele investiu 20 mil há 5 meses e, segundo ele, tem recebido direitinho os 2 mil mensais em conta corrente.
Não preciso dizer que ouvir o áudio dele me deu arrepios na espinha... Ele é um cara honesto e muito gente boa e eu gostaria de ajudá-lo a sair dessa roubada com o menor dano possível ao bolso dele e à nossa amizade. Porém ele tem um nível de escolaridade baixo e muita ingenuidade, além de pouca experiência de vida mesmo.
Acho que o esquema do tal “trader” deve ser conseguir inicialmente alguns “investidores-isca”. Para esses, ele vai “devolvendo” o próprio dinheiro ao longo de alguns meses como se fossem os tais 10% ao mês. Os “iscas” ajudam a trazer mais “clientes” ao “negócio” até que o montante arrecadado seja suficiente para o “trader” pular fora e sumir com a grana. Pode ser até que os primeiros “iscas” saiam com algum retorno, mas para os demais vai ser ferro certo.
Estou pensando em explicar isso tudo a ele, mas não sei se ele vai compreender ou vai achar que eu sou louco, afinal ele está recebendo o combinado. Pensei em usar o argumento de que se fosse fácil assim ganhar 10% ao mês sem risco, ninguém trabalhava mais. Outra opção é deixar o barco correr e aconselhá-lo a não renovar o tal contrato anual mesmo que ele tenha recebido tudo direitinho até lá (o que duvido muito).