Recentemente, tentei financiar um imóvel, no qual a matrícula informava sobre restrição de uso de água subterrânea.
Depois de encaminhar a documentação ao bancão amarelo, recusaram o financiamento alegando que existe norma do banco que proibi o financiamento de imóvel em área contaminada.
Estudando o problema junto à CETESB, verifiquei que antes de existir o edifício, no terreno havia uma indústria e o solo foi contaminado com metais pesados. No entanto, a incorporadora remediou o solo e o Órgão Ambiental aprovou o uso residencial do terreno.
Mesmo assim, o banco negou o financiamento.
O vendedor e a imobiliária recusaram devolver o valor que havia pago como sinal, alegando que estava desistindo sem motivo do negócio, que essa decisão se aplicava apenas ao bancão amarelo.
Mesmo pagando pela taxa de análise, o banco se negou a apresentar documento formal informando o motivo da recusa do financiamento, fui comunicado apenas por telefone e e-mail.
Estou escrevendo mais como alerta, mas queria saber se alguém já adquiriu imóvel em área contaminada e se, caso positivo, conseguiu financiamento? Tenho alguns conhecidos que possuem financiamento de imóvel em área contaminada no bancão laranja e no vermelho.
Ah, contratei um escritório de advocacia, mas não conseguiram solucionar meu problema. Acabamos fazendo um acordo junto ao vendedor de que se outro banco recusar o financiamento, ele devolveria o sinal.
Em SP, é muito comum a incorporação imobiliária em área contaminada, uma vez que o ambiente é muito degradado (indústrias, postos de combustíveis, oficinas) e falta espaço para construir na região central.