Prezados,
Se eu falar algo que já existe em algum lugar, peço desculpas.
Já sou membro do site há um tempo e formei minha carteira com aprendizado que tive aqui, só que surgiram algumas dúvidas recentes. Estou me interessando por ações de outros setores distintos do que formam a minha carteira, porém vejo que cada setor tem uma peculiaridade específica.
Por exemplo, no caso de construtoras, deve-se considerar alguns detalhes além do lucro líquido. No caso de Seguradoras, o patrimônio deve ser relativizado e assim por diante.
Não estou falando sobre análise de como está o setor X ou Y, com projeções (futurologia). Estou falando de quais pontos são importantes de serem observados nas empresas do setor X e quais indicadores são importantes no setor Y.
Só vi esse tipo separação didaticamente organizada, no excelente livro do @mille . E vejo isso de forma espaçada nos vídeos. Um excelente exemplo foi o vídeo do @mille com o Ri da Helbor, no qual eles discutem bastante os detalhes do setor. Outro exemplo legal foi um vídeo do Senesino sobre o Kroton, no qual ele fala sobre as peculiaridades do setor educacional.
Esse tipo de conhecimento é o que me faz ter tranquilidade em saber porque algo está na minha carteira e sair que nem um louco vendendo tudo nesses períodos trimestrais.
Abraços.