Boa tarde colegas bastterianos. Estou numa dúvida em relação à como proceder.
Eu e minha esposa trabalhamos muito. Devido à isto, temos uma faxineira que vem 1x/semana para fazer uma geral.
Ela trabalha conosco há 4 anos, porém de uns meses para cá eu tenho ficado bastante chateado com algumas coisas e minha esposa bem irritada.
Primeiro que toda vez que ela quebra algo, como taça, copos ou vaso, seja lá o que for, ela esconde e não fala nada. Além disso a qualidade da faxina tem deixado à desejar. Tenho um cômodo onde matei 2 pernilongos na parede e estou contando até quando vai demorar para ser limpado esses bixanos da parede, até o momento já se passaram 6 meses e nada. Recentemente minha esposa ficou brava pois haviam teias de aranha em alguns lugares da casa (dentro da casa). Tem também o fato dela jogar cotonetes na privada, o que acaba entupindo meu vaso sanitário e já mandei desentupir uma vez, necessitarei denovo (pois diabo verde não resolve).
Segundo que ela queimou meu aspirador (desses industriais, eu gosto por ser absurdamente forte e rápido para limpar) ano passado pois não tirou o pó de dentro, ficou tão cheio que travou o motor e queimou. O conserto ficou em 300 reais, eu só descobri quando fui usar, pois ela parou de usar, deixou escondido e não falou nada.
Fiz o reparo e nem cobrei, nem falei nada.
Hoje quando precisei limpar eu mesmo meu quarto, pois estou há 3 dias sem dormir com a rinite atacada (por ácaro), achei tufos e tufos de pó atrás da cama, entre os móveis, etc. Foi aí que percebi que as noites mal dormidas tinham um fundamento.
Fui limpar, porém ao tentar passar o aspirador minha surpresa foi: ronco grave, não puxando nada e cheiro de queimado instantâneo. Quando abri, novamente ENTUCHADO de pó.
Por ser um aspirador industrial, ele é absurdamente simples de se limpar. Só tem 2 alças na lateral e pronto, tirou o pó. Não custa, é fácil e meu, fiquei bem puto.
Tenho a política de ser justo com as pessoas, desde que contratamos ela tenho feito reajusto do salário pelo IPCA + 5% (que já era acima da média na região, optei por pagar 20% à mais do teto quando contratei para desestimular atitudes negativas e fazer a pessoa ter gosto de trabalhar conosco).
Hoje pagamos 60% a mais do que a média na região, eu sei que ela prioriza trabalhar aqui pois quando não podemos ela desmarca qualquer outra faxina para ficar conosco.
Ela é de confiança, nunca roubou nada de casa. E tem a qualidade de fazer a faxina "sem incomodar", ela não fica no mesmo cômodo quando estou em casa e nem fica tagarelando. Todavia eu estou ficando cansado e confesso que fiquei puto com esse acontecimento. Minha esposa não quer mais ela em casa, disse que com o mesmo salário conseguimos outra fácil.
Gostaria de saber a opinião dos colegas, pois eu não quero fazer nada com a cabeça quente mas neste momento eu não vejo outro caminho além da demissão. Porém, vocês lendo de fora possam me dar uma luz se estou no caminho certo ou não. Pode até ser que eu tenha sido indolente em demasia, sempre aceitando as coisas sem reclamar, mas não sei isso é desculpa.
Obrigado a todos pelo tempo e pelas respostas.