Bom dia pessoal.
Pois bem, invisto desde 2014 e em 2021 estou planejando tirar uma "mini-aposentadoria". Antes era pra passar dois anos viajando, mas hj por questões familiares não posso mais passar tanto tempo fora.
Decidi então tirar esse tempo pra investir em mim. Vou estudar (pesado) pra uma outra carreira e, principalmente, focar em coisas que eu gosto (finanças e programação [hehe]) e fazer uma bela higiene mental.
Inicialmente pensei em usar meu patrimônio pra bancar essa empreitada, mas achei perigosa a ideia de misturar longo prazo (patrimônio pra aposentadoria) com curto (reserva pra me manter nos dois anos). Sem falar que ficava batendo na minha cabeça: PATRIMÔNIO NÃO SE GIRA, PATRIMÔNIO NÃO SE GIRA[huhu].
Hoje mantenho meus aportes normalmente em patrimônio e pretendo, a partir de Julho de 2019, passa-los para TD Selic e IPCA com vencimento curto. Ficaria assim de até Julho de 2021, quando começaria a usar essa reserva. Em 2023 volto pra vida normal, com os aportes mensais no patrimônio. Seriam 4 anos sem aplicar todo mês.
Seria melhor, ao invés de migrar totalmente o aporte de patrimônio para a reserva da mini-aposentadoria em 2019, diminuir minhas aplicações desde agora e, até 2021, deixar o restante na reserva? Assim seriam 2 anos sem aplicações mensais. Ou tem outra via melhor?
OBS1: Meu aporte mensal é de 50% do salário. Assim, os dois anos que eu aplicasse na reserva me manteriam pelo mesmo prazo.
OBS2: Posso tirar licença sem remuneração por até dois anos. Assim, caso algo aperte, posso retornar antes do planejado.