Achei interessante, se não for útil podem criticar
Ser bom em sofrer
• 4 de janeiro de 2017
• Investindo
• Charlie Bilello
“Eu não sou o mais forte. Eu não sou o mais rápido. Mas eu sou muito bom em sofrer. ”- Amelia Boone (a única 3 vezes vencedora do Toughest Mudder do Mundo).
Diga-me como você é bom em sofrer e eu lhe direi quão bom você pode ser como investidor.
Se você é como a maioria das pessoas - a palavra “investir” evoca visões de sucesso e riqueza - não sofrimento. Mas ter um alto limiar para a dor é primordial em um campo onde não há vantagem sem desvantagem, sem recompensa sem risco.
Todo grande investidor experimentou períodos de dor severa. Isso pode surpreender os observadores casuais do mercado, porque a mídia tende a conquistar os investidores de sucesso concentrando-se apenas no resultado final: uma taxa de retorno surpreendentemente alta durante um longo período de tempo.
Mas como eles conseguiram esse alto retorno? Esta questão é raramente perguntada.
Era uma linha reta ou um caminho irregular com muitas linhas planas e linhas descendentes ao longo do caminho?
Para qualquer investidor de longo prazo, este deve ser o segundo, pois rebaixamentos e períodos de mau desempenho são inevitáveis.
E quanto ao grande Warren Buffett? Estou feliz que você tenha perguntado.
De junho de 1998 a março de 2000, as ações da Berkshire Hathaway diminuíram em mais de 49%. Se isso não bastasse, esse declínio ocorreu durante uma das corridas mais fortes da história das ações. O Nasdaq 100 Index, com tecnologia avançada, avançou 270% durante este período, enquanto o patrimônio líquido de Buffett foi reduzido pela metade.
Imagem
imagem1.png
"Valor está morto"
“Buffett está quebrado”
"O investidor mais famoso do mundo perdeu seu toque de Midas?"
É difícil imaginar hoje, mas estas foram as declarações feitas e manchetes escritas no início de 2000.
Muitos investidores de valor desistiriam, seja por sua própria vontade ou pelas demandas / retiradas de seus clientes. Alguns se transformariam em investidores de crescimento / tecnologia e outros deixariam o negócio por completo, marcados por toda a vida. É difícil culpá-los. Manter uma disciplina de investimento de valor durante esse período exigia uma tremenda quantidade de força e uma inacreditável alta tolerância à dor. Continuar acreditando em uma estratégia que era considerada “quebrada” por todos exigia uma mentalidade ferozmente independente e uma determinação quase teimosa.
O que aconteceu depois? As ações da Berkshire Hathaway cairiam em março de 2000 e avançariam mais de 70% em outubro de 2002. No mesmo período, o Nasdaq 100 Index perderia 82% de seu valor e o S & P 500 seria cortado pela metade.
imagem2.png
Um final feliz para os investidores de valor que mantiveram sua disciplina, mas não seria a última vez que eles foram testados, não por um longo tempo.
Como relatei em agosto de 2015 , foi mais uma vez um momento difícil para os investidores de valor, com um crescimento ineficaz desde 2006.
imagem3.png
Os estoques de biotecnologia estavam em toda a parte, tendo quintuplicado nos cinco anos anteriores. O investimento em valor foi mais uma vez considerado quebrado: “não funciona mais”.
O que aconteceu depois? O valor pequeno ganharia 32% em 2016, contra um ganho de 12% para o pequeno crescimento e uma perda de 21% para os estoques de biotecnologia.
imagem4.png
Será que vai ser apenas bom velejar e mar calmo para os investidores de valor daqui?
Não. Com tempo suficiente, será difícil navegar em águas traiçoeiras. Isso vale para o valor, o momentoe qualquer outra estratégia em que você possa pensar.
Há sempre novos testes à espreita, sempre mais dor e sofrimento a sofrer. Essa é a natureza do investimento. Se isso parece ser um fardo demais para suportar, não culpo você. O sofrimento provavelmente não está na lista de resoluções de ano novo de ninguém.
Mas você deve sofrer, se quiser crescer na vida, ou conseguir um retorno maior do que um certificado de depósito (CD). Pois não há crescimento sem sofrimento, sem progresso sem dor.
Em 2017, espero sofrer mais e abraçar a dor de sair de minha zona de conforto. Isso é apenas uma maneira segura de crescer.
Para se inscrever em nossa newsletter gratuita, clique aqui.
Posts relacionados:
Anomalias, ciclos e períodos inevitáveis de desempenho insuficiente
Grandes vencedores e grandes rebaixamentos
Esta redação destina-se apenas a fins informativos e não constitui uma oferta de venda, uma solicitação de compra ou uma recomendação sobre qualquer transação de valores mobiliários, ou uma oferta de prestação de serviços de consultoria ou outros pela Pension Partners, LLC em qualquer jurisdição na qual oferta, solicitação, compra ou venda seria ilegal sob as leis de valores mobiliários de tal jurisdição. As informações contidas neste documento não devem ser interpretadas como aconselhamento financeiro ou de investimento sobre qualquer assunto. A Pension Partners, LLC expressamente se isenta de qualquer responsabilidade em relação a ações tomadas com base em qualquer ou todas as informações contidas neste documento.
CHARLIE BILELLO, CMT
PENA QUE NÃO CONSEGUI ENVIAR OS GRÁFICOS PARA ILUSTRAR...