Bom dia,
Minha carteira tem 50% em RF( IPCA 2045) e 50% em RV (30% Ações e 20% FIIs).
Com o passar do tempo minha carteira tende a ter um valor concentrado em IPCA 2045. Estou pensando em a partir de certo valor no IPCA 2045 distribuir a RF em CDB's dos quatro bancões.
Motivo:
- Se algo acontecer com o Tesouro, terei RF em CDB de bancao para evitar fazer burrice com a RV.
- Diversificar em CDB de bancos grandes. Pois ainda que um banco grande banco passe por problemas - problemas que não envolvam o Tesouro como corrupção, dados maquiados, , meteoro - eu terei CDB's em outras instituições solidas.
- Caso eu tenha alguma necessidade de utilizar patrimonio além da RE, melhor eu utilizar um CDB (Vencimento de 3 anos por exemplo), do que resgatar os IPCA 2045, que poderiam inclusive estar com deságio.
Nos vários tópicos que eu pesquisei sempre disseram que se o Tesouro der calote toda a RF vai pro buraco, logo é burrice diversificar na RF. Queria entender mais sobre isso.
Minha estratégia de diversificar em IPCA 2045 e CDB de bancão tem alguma lógica?
Em caso de calote o que aconteceria com o TD? Os titulos virariam pó?
Já aconteceu calote de Tesouro no Brasil e em outros países?
Os bancos grandes não conseguiriam honrar nenhum dos CDB's? Todas CDB's virariam pó?
Um abraço e rumo ao Hexa pra quem curte uma Copa. Pra quem não curte, aproveitem pra curtir com a familia.[hehe][ok]