Olá Pessoal,
Gostaria de compartilhar com vocês uma dúvida em relação a minha estratégia de investimentos. Como trabalho para uma empresa americana, parte da minha remuneração anual é convertida em Stocks da empresa nos EUA, onde utilizo a Charles Schwab como corretora para operações em geral. Estas Stocks anuais são divididas em duas partes:
1 - RSU (Restricted Stock Units) - Bonus em Stocks nos EUA para cada ano que permaneço na empresa
2 - ESPP (Employee Stock Units) - Este programa é opcional, onde ao aderí-lo, se desconta até 10% do salário bruto na folha do pagto mensalmente e no final do semestre, o valor total descontado é convertido em Stocks nos EUA, com uma vantagem para funcionários: o valor de compra da ação (Stock), tem desconto de 15% sobre o menor valor da ação neste período de 6 meses. Aderí este plano já faz um bom tempo pensando ser um negocião, mas hj já não penso assim….
Somando as RSUs + ESPPs no ano, acabo concentrando em Stocks de uma única empresa, 70% da minha capacidade anual de aportes. Isto obviamente tem me incomodado muito.
* Embora a empresa que trabalho, na minha opinião, seja boa para ser sócio, pra mim é loucura total concentrar tanto capital assim… uma coisa é uma, outra coisa é outra coisa…
* Minha carteira no BS tem 30% em ações no Brasil, 10% em Stocks, 10% em FIIs e 50% em Renda Fixa… pra montá-la, obviamente vejo duas opções:
- Me desligar do plano de ESPP, mesmo tendo vantagem no valor da compra da ação. Como aprendi por aqui, para o sócio, comprando em diferentes momentos, o preço de compra ou cotação não é relevante, mais importante neste caso seria minimizar o risco e diversificar em outras empresas boas. Saindo do plano, não teria o desconto em folha, e teria os 10% no Brasil para fazer os aportes localmente seguindo o BS.
- Para as RSUs, não vejo muita saída, elas equivalem a 26% da minha capacidade anual de aporte, e não gostaria de superar 2/3% em ações da empresa que trabalho.. alguma sugestão que não seja a venda parcial? Sei que a filosofia é acumulo, não girar… mas neste caso, talvez muito particular, estou recebendo ações como bônus da empresa…..
* Como boa parte da minha capacidade de aportes vem dos EUA, também pensei em inverter o percentual entre ações e Stocks. Deixando 30% em Stocks e 10% ações no Brasil, alguma ressalva que deveria levar em conta em relação a IR, etc ? Digo isto pois acredito que lá tem muito mais empresas boas com valor….
Comentários, sugestões, são bem-vindas
Obrigado pessoal!