Depois que comecei a estudar a filosofia e os documentos, livros e outras coisas aqui do site, tenho reparado que girar patrimônio é um conceito muito mais amplo do que aquele dos investimentos, somente.
Somos incentivados a "girar patrimônio" em várias situações. Relato algumas do meu cotidiano que fazia sem pensar e que agora pretendo não fazer mais:
1) ficar discutindo qual a melhor operadora de celular --> faz vc ficar mudando de plano o tempo todo, perdendo os benefícios de ficar em uma operadora (plano de fidelidade, descontos em smarts, multas)...Eu trocava de plano sempre achando que estava procurando o "melhor" e muitas vezes pagava multas e tal...sem contar que é sempre um estresse o que gera perda de tempo e saúde.
2) ficar discutindo qual a melhor cia aérea --> dispersa pontos em vários programas de fidelidade e não consegue aproveitar nenhum...nesse caso ou vc foca direto no preço ou no programa e pronto.... escolhe o que vc pretende aproveitar para não ficar aproveitando falsas promoções...
3) ficar lendo publicações automotivas --> incentiva a trocar de carro antes do prazo...eles sempre falam mal do carro que vc tem para vc comprar um novo, que eles vão falar mal anos mais tarde, depois que vc adquirir..
4) ficar lendo notícias --> faz vc ficar preocupado com o futuro e tomar decisões desnecessárias
5) incentivos à separação que vemos todo dia nas novelas tb é uma forma de girar patrimônio ( não estou discutindo outras questões que podem estar ligadas à separação)...
Em resumo: o sistema dá a falsa sensação de que vc tem opções, quando na verdade, o que ele quer é deixar vc desnorteado e girando patrimônio, comprando o que não precisa e vendendo o que está bom. E depois que vc fisga a isca, pronto, está ferrado. Entra numa bola de neve....eu mesmo já troquei de operadora de celular 4 x num ano....e paguei multa...troquei de operadora de tv, achando que estava fazendo um bom negócio, e por aí vai. se não tivesse feito tanto, teria economizado tempo, dinheiro e estresse.
Estou há um ano no site, mas os cliques demorar a aparecer. Agora que estou escrevendo mais aqui parece que eles estão aparecendo com mais frequencia.