18 Endividamento de empresas. comentada em 05/07/2018 13:20 #PAS ScariedSardine em 03/07/18 8:49 comentada em 05/07/2018 13:20 Pessoal, bom dia.Um tema que tenho tentado entender melhor é o endidvidamento de empresas. Eu costumo olhar o endividamento (dívida líquida) e compará-lo com o caixa da empresa. Quando ela tem mais dívida que caixa, fico preocupado. Todavia, parece-me ser uma avaliação muito simplista, especialmente quando eu começo a compreender que o endividamento pode ser saudável, em certa medida.Estudando um pouco mais, entendi que uma boa relação a ser feita é a comparação da dívida líquida com o EBITDA. Creio que li aqui no Bastter.com que se essa relação for superior a 3 (DL 3x maior que EBITDA) é complicado. Perdoem-me se faço referência equivocada, mas leio tanta coisa ao mesmo tempo que dificilmente consigo fazer relação entre conteúdo e fonte.Também fico sempre de olho na relação DL x patrimônio da empresa. Se a dívida está perto do patrimônio líquido, fico desconfiado (mas aí eu volto a pensar no endividamento saudável que pode existir).Então fica a dúvida: haveria um (ou mais) critério de endividamento que pode ser observado de maneira objetiva/parametrizada?Muito obrigado pela ajuda.