Numa conversa casual ontem com a diarista daqui de casa, acabei perguntando se ela conseguia economizar no final do mês. Acabei surpreendido quando ela me disse que tinha 6 imóveis ganhando renda de aluguel. Pelo que me disse, começou comprando terrenos baratos em um bairro da periferia, e no tempo livre, construía a casa, colocando para alugar. Com a renda de uma iniciava o ciclo na outra. Achei bom exemplo de aplicação de juros.
Conversei com ela sobre riscos, como desocupação, e ela me confirmou que tem vezes que os imóveis ficam bastante tempo sem alugar. Comentou outro fato... do lado de um casa, abriu uma boate... aí ninguém queria mais alugar a casa por causa do barulho de noite, rsrsrs
Agora ao motivo de escrever aqui: os imóveis estão registrados com documentação em ordem. O que me chamou a atenção, é que ela não faz contrato de locação. Recebe tudo por fora.
Como é diarista, sem registro, também não faz nenhuma declaração de IR dos rendimentos do trabalho.
Ou seja, ela não faz IR, não declara os bens, e não declara os rendimentos.
Comentei que ela deveria procurar um contator para entender... ela disse que já havia conversado, e que ele disse que não precisaria declarar nada por não ter contrato... achei estranho...
Esta condição de não declarar IR dela, está correta? Existe algum tipo de risco que ela corra? Qual o tamanho do risco, se tudo não tem contrato?
Obrigado.
A tempo: mandei o vídeo do youtube "Quero ser rico", e o link do roteiro do iniciante para ela pensar em diversificar, se quiser entrar nessa de declarar IR, kkk