Fala, pessoal.
Faz muito tempo que não escrevo aqui. Mas hoje fui testemunha de tamanha pequenez que um Detalhinho pode alcançar.
Estava lendo um relato de um amigo meu (ex jogador profissional de poker) nas redes sociais. Puta post de como o poker o ajudou no empreendedorismo e de como a gente precisa confiar no processo que, no longo prazo, será o reflexo de nossas boas escolhas.
Como bem sabemos aqui no fórum, isso se aplica para tudo: saúde, finanças, carreira, etc.
Aí ele começou o texto explicando o conceito de expectativa de valor (EV), e deu o exemplo do coin flip: se você ganha 50 centavos todas as vezes que joga uma moeda e cair "coroa", sua expectativa de valor é de 25 centavos (50% de chance de cair "coroa").
Guardem essa informação acima.
Então ele continua o texto dele, fantástico. Aula de paciência, visão longo prazo, prezar boas escolhas e como tudo isso influencia positivamente no empreendedorismo.
Puta texto.
Aí, como gente boa que sou, abro a caixa de comentários para deixar uma mensagem de incentivo e felicitá-lo pela reflexão.
Começo a fazer o scroll down e, obviamente, os comentários anteriores me vêm aos olhos.
E aí chega o clímax da história.
O momento que não pode mais ser voltado atrás.
O visto que não pode ser mais desvisto'.
Me chega um detalhinho aleatório (em inglês) e me posta a pérola:
Actually, coin tosses are non-random, given the (slightly) unequal weight distribution favoring heads and deterministic by how (and who) does the toss. A good primary source (learn the difference): the NIH
E, logo após isso, o detalhinho me copia e cola um link gigantesco com um estudo de dez páginas (e 5 referências bibliográficas) que o malandrão tirou de alguma instituição 'Harvard-like'.
Tenho pena dos detalhinhos de ego fraco. Deve ter sentido uma onda de euforia ao apertar enter e mostrar ao mundo o quão espertão ele é.
PS: sou detalhinho também, mas meu ego é bem resolvido (eu acho) rs ;)
Abraços!