IPCA 2035 ou 2045? comentada em 16/07/2018 23:41 Renda Fixa lba.contato em 12/07/18 10:36 comentada em 16/07/2018 23:41 Bom dia a todos, sou membro há menos de duas semanas e tenho devorado obsessivamente o material do site e os vídeos. Sou Magistrado Federal e sempre tive uma cabeça poupadora mas antes de conhecer a filosofia Bastter fiz todas as merdas possíveis com dinheiro aplicado em Fundos de Investimento, LCIs e LCAs, debenture, até COE, sempre atrás da rentabilidade e sem considerar o fator tempo-juros compostos. Bem, nunca é tarde para aprender e mudar os rumos e esse site tem sido a força motriz nisso. Depois de ler o guia do iniciante, assistir uns 7 videos do Bastter e mais uns 5 do Fernando, ler o livrio da filosofia Bastter, decidi entender muito de renda fixa primeiro para depois estudar renda variável, pensando nesse primeiro momento em aposentadoria. Pois bem, tenho 41 anos e a minha dúvida é se para efeitos de aposentadoria o melhor seria concentrar meus aportes no IPCA 2035, quando terei 58 anos ou o 2045 quando terei 68 anos. A resposta óbvia seria aportar naquele com prazo maior mas aí reside minha dúvida. Estamos falando do futuro e de eventos incertos. Aos 68 anos a probabilidade de estar vivo é menor do que aos 58 anos, a probabilidade de estar com uma boa saúde e ainda em condicões de usufruir do patrimônio acumulado é maior aos 58 anos do que aos 68 anos. Pelas regras atuais do serviço publico eu estaria habilitado a me aposentar com proventos integrais mas sem paridade com os da ativa ( ingressei no serviço publico, após 2003) com 66 anos mas como já disse, como o futuro é um evento incerto não sei se estarei com saúde até essa idade ou se não terei eventualmente que me aposentar antes com proventos proporcionais. Como conseguir definir qual marco de IPCA é o que melhor me atende? É melhor ser precavido e fazer aportes pensando num vencimento em 2035 (mais cedo) ou achar que as coisas vão correr como o planejado que vou viver até os 80 anos e investir apenas com o vencimento em 2045. Como já dito aqui, um senhor de 80 anos não comprará IPCA 2045, mas e o caso dos que estão no meio do caminho como eu? Melhor comprar algo com vencimento não tão distante como 2045 ou esse título é adequado para mim. Desculpem a longa mensagem. Agradeço desde já.