Não sei se estou usando a área certa do fórum, porém queria demonstrar como realmente "há males que vem pra bem".
Em 2005, com 22 anos, perdi meu pai e consequentemente, por falta de previdência, minha família caiu numa desgraça financeira. Minha mãe "do lar", minha irmã mais nova com 15 anos e eu nos unimos para enfrentar os percalços financeiros. Alguns meses tive que escolher entre pagar a conta de energia e a de telefone. Enfim, detalhes a parte, enfrentamos uma barra.
Como já enfrentávamos dificuldades durante o período que meu pai esteve doente, resolvi estudar pra concurso. Fiz uma prova no dia do enterro do meu pai. Um ano e meio depois fui convocado.
Tomei possei em abril de 2006 e pude assim dar uma condição melhor pra minha família. Em agosto do mesmo ano comecei meu segundo curso superior. Alguns amigos disseram que eu deveria ter comprado um carro.
Em março de 2007 comprei o meu primeiro carro. Mesmo tendo sempre sido controlado nos meus gastos financiei o veículo em 36 meses. Em agosto do mesmo ano o carro foi furtado, e eu não tinha seguro.
Como eu não queria viver praticamente 3 anos pagando algo sem ter passei a economizar para quitar o quanto antes. Diminuí gastos, poupei e depois de 9 meses quitei o veículo.
Com o veículo quitado herdei o espírito poupador. Aprendi a sempre viver com menos do que ganho e nunca deixei de investir em mim mesmo.
Hoje poupar é algo natural pra mim e vivo muito melhor do que colegas em condições parecidas. Não melhor de "ter" mais, mas de "ser". Tenho tranquilidade financeira e estou preparado financeiramente pra qualquer imprevisto. Vivo uma vida austera e gasto com o que realmente me dá prazer.
Ser previdente me parece tão óbvio que não consigo entender como a maioria do brasileiro não é. Vejo que muitos conceitos dos livros do Bastter tenho internalizado já há um bom tempo, mas o aprendizado nunca acaba. Já fiz muita burrada: investir em dica de gerente de banco, comprar ação por dica de terceiro, aderir a plano de previdência complementar. Porém tenho conseguido corrigir meus erros financeiros e o Bastter.com tem sido de grande valia.
Apesar do relato talvez meio confuso, acredito que situações adversas podem levar as pessoas a mudar seu modo de vida e vive melhor. Hoje tento disseminar a cultura de previdência (no sentido de ser previdente) com pessoas ao meu redor.