Bem, sou iniciante então já peço desculpas pela burrice. Vejamos uma situação hipotética, começo estudando a ação X, analiso seu balanço e ele é simples: lucros crescente a cada ano, sem dívidas, aumento do patrimônio, boa governança, caixa, on etc. Passou pela primeira etapa aprofundo mais na empresa, bons projeto expansão e etc. Compro ela, com aportes ao longo do tempo. No próximo ano seu balanço é ruim, do próximo veio péssimo, terceiro mais ruim ainda, o que era lucro hoje é dívida e prejuízo: a) ao período dos resultados ruins continuo comprando? b) o Bastter diz que preço não importa, ok, mas se comprei ela 40 e hoje está valendo 20, 15, 10 sem ter realizado aportes ao longo meu preço médio está lá em cima ao sair perde grande parte do capital, mas com aportes ao longo desse período meu preço tendeu a acompanhar a cotação (sei que coração não importa e sim valor)?
Ao analisar o setor duas empresas são destaque, uma detêm quase toda fatia do mercado porém estagnada em crescimento e lucro a outra empresa é pequena mas vem crescendo cada vez mais. Entre meus critérios após balanço será inovação, e a segunda empresa vem com projetos vantajosos e entendo essa ser melhor. Numa situação como essa o mais correto seria diversifica ou focar mais na segunda, pois atende melhor meus critérios?
Ainda não li os livros do Bastter, Mile etc, peguei um apanhado dos videos e comentarios.
Trabalho, poupar, valor e tempo.