Bom dia,
Estou criando esse tópico pois assisti o vídeo "Chega de Burrice com Imóveis!", fiz um comentário e recebi a recomendação de postar a minha dúvida aqui no forum.
A minha dúvida/comentário é em relação ao exemplo dado para "comparar" o imóvel com a renda fixa. Só pra relembrar:
Imóvel: R$100.000, Aluguel: R$300/mês
Principal na renda fixa: R$100.000, rendimento: R$1000/mês
Foi dito que o imóvel valoriza e, utilizando os rendimentos da renda fixa, no final do período, você teria apenas o principal. Eu entendi o raciocínio, porém, não acho que ele é justo.
No caso do imóvel, estamos considerando que o investidor vai consumir R$300/mês, portando, ao "comparar" com a renda fixa, o justo seria considerar que o investidor irá consumir a mesma quantidade. Portanto, na renda fixa, o investidor teria condições de fazer aportes mensais de R$700 (R$1000 - R$300).
Assim, no final do período de 20 anos (seguindo o exemplo do vídeo), vamos estar "comparando" uma situação em que ocorreu apenas a valorização do imóvel e a outra em que o investidor faria aportes mensais.
Não estou falando que um é melhor do que o outro, mas acho que a resposta não é tão simples assim.
Está correto o meu raciocínio?
Um abraço