1) CRITÉRIOS antes de INICIAR
1.1. Ter RESERVA DE EMERGÊNCIA (quantia em dinheiro correspondente a 2 a 6 meses do seu gasto mensal disponível em um investimento de liquidez total e imediata = CADERNETA DE POUPANÇA).Quantia necessária para ser utilizada em caso de necessidade (perda de emprego, gastos e despesas não planejadas, etc). Aqui, rentabilidade não é importante, o que importa é a LIQUIDEZ IMEDIATA. Te deixa tranquilo e livre para fazer investimentos com PRAZOS MAIORES, que geram MAIOR RENTABILIDADE. Efeito dos JUROS COMPOSTOS.
1.2. Ter CLAREZA RACIONAL e EMOCIONAL que investimento em ações é RENDA VARIÁVEL (varia no decorrer do tempo). Você pode GANHAR DINHEIRO, PERDER DINHEIRO ou FICAR NA MESMA. Só invista em ações DINHEIRO QUE VOCÊ POSSA PERDER, SEM GERAR ANSIEDADE, PREOCUPAÇÃO OU DESESPERO EM VOCÊ !
1.3. Ter consciência que VOCÊ NÃO É CAPAZ DE ADIVINHAR O FUTURO.
1.4. Ler o FAQ e ARTIGOS da aba INICIANTE. Na Bastter: INICIANTE, quadro MURAL DE DISCUSSÃO, aba FAQ e aba ARTIGOS.
1.5. CONHECER a FILOSOFIA BASTTER DE ACUMULAR PATRIMÔNIO. Base para entender os conceitos e começar a praticá-los. Na Bastter: VÍDEOS, título É SÓ ISSO MESMO!
1.6. Assistir a todos os vídeos do Bastter QUASE TUDO QUE EU SEI. Na Bastter: VÍDEOS, aba QUASE TUDO QUE EU SEI.
2) OBJETIVO: tornar-se SÓCIO DE EMPRESAS BOAS. Comprar APENAS ações ON (ordinárias). Tem os mesmos direitos dos acionistas majoritários. "SÓCIO É ON".
3) ESTRATÉGIA: BUY and HOLD (COMPRAR e SEGURAR, MANTER). Ser sócio de empresa boa o MAIOR TEMPO POSSÍVEL, ENQUANTO ELA CONTINUAR BOA.
4) PRAZO: LONGO PRAZO (prazo maior que 10 anos, no mínimo). OBVIAMENTE se as empresas continuarem boas durante esse período.
5) APORTES: entrar DEVAGAR com POUCO DINHEIRO em PEQUENOS APORTES TODO MÊS em empresas boas.
6) BASE DA METODOLOGIA: ESCOLHER empresas boas.
7) FACILITANDO A ESCOLHA: CRITÉRIOS que definem empresa boa.
7.1. Pelo menos 5 ANOS de ações negociadas na bolsa de valores: não é um critério que define ser uma empresa boa, mas é necessário para ter um mínimo de tempo para avaliar melhor a empresa.
7.2. BOM FREE FLOAT: bom percentual de ações disponível para a negociação no mercado. Quanto maior o free float, maior a facilidade com que nós, investidores minoritários, podemos comprar e vender livremente as ações. Sinal INDIRETO de BOA GOVERNANÇA. Empresas listadas no NOVO MERCADO e nos NÍVEIS 1 e 2 da BM&FBovespa, precisam, obrigatoriamente, apresentar um free float de, no mínimo, 25%. Na Bastter: SEGUNDO QUADRO de ações da empresa a ser estudada, aba MÚLTIPLUS, subtítulo ATUAL, última linha.
7.3. AÇÕES ON com BOA LIQUIDEZ diária: quanto maior o número de negócios diários com as ações da empresa, maior a liquidez e maior a facilidade de comprar e vender essas ações. Na Bastter: SEGUNDO QUADRO de ações da empresa a ser estudada, aba LIQUIDEZ.
7.4. LUCROS CONSISTENTES: presença de lucros no decorrer de vários anos seguidos. Esse lucro pode aumentar ou diminuir no decorrer do tempo, mas o importante é que a empresa continue tendo lucro ao longo do tempo. Na Bastter: TERCEIRO QUADRO de ações da empresa a ser estudada, aba EVOLUÇÃO, quadro LUCRO E GERAÇÃO DE CAIXA.
Estou enviando essa primeira parte. Ainda estou concluindo o restante.