
“O caduceu (do grego “kerykeion”) significa bastão e um arauto. O símbolo das duas serpentes, a direita e a esquerda, são de aspecto simbólico com o diurno e o noturno, o benéfico e o maléfico. Elas simbolizam o equilíbrio das tendências contrárias em torno do eixo do mundo, representando um símbolo da paz e da divindade do seu portador. Na época clássica da Grécia, o caduceu recebeu duas asas encima, transcendendo suas origens, vindo por isto a ser muitas vezes usado para representar o emblema da medicina, mas de forma incorreta.”
“O caduceu de HERMES foi transmitido para MERCÚRIO, entrelaçado de duas serpentes, de sorte que a parte superior forma um arco, possuindo duas extremidades de asas. Esta semelhança de símbolos fez com que se estabelecesse enorme confusão com o símbolo da medicina e mesmo com a fama dos médicos, a qual é muitas vezes confundida com as condutas desonestas e irregulares da dupla HERMES/MERCÚRIO, incluindo relação de comercialização da medicina, pela origem da palavra.”
“Segundo outros historiadores, ASCLÉPIO era um médico muito competente mas muito avarento e ganancioso, querendo apenas fama e fortuna, sendo por isto castigado. Mais tarde ZEUS arrependeu-se e o perdoou. Transformou-o então num deus, como prêmio pela sua inteligência e astúcia. ZEUS acreditava que todo homem que se dedicasse à prática da medicina com amor, demonstrando o seu interesse pela humanidade, merecia ser recompensado. Com um amigo assim influente e como a medicina da época ainda era envolta numa prática sacerdotal, ASCLÉPIO transformou-se no deus grego da medicina sendo templos e santuários construídos em sua homenagem.”
“ASCLÉPIO (Esculápio) é freqüentemente representado sentado, vestindo um manto longo com o tórax exposto, com um cajado com uma serpente como o símbolo da medicina.”
“O sincretismo entre HERMES da mitologia grega com HERMES TRISMEGISTUS resultou no emprego do caduceu como símbolo deste último, tendo sido adotado como símbolo da alquimia. Da alquimia o caduceu passou para a farmácia e desta para a medicina.”
“O que mais contribuiu para a difusão do CADUCEU de HERMES como símbolo da medicina foi a sua adoção pelo Exército norte-americano como insígnia do seu departamento médico, devido desconhecimento da história da medicina e da mitologia grega”.
“O uso do CADUCEU de HERMES como símbolo médico é errado. No BRASIL prevalece o símbolo de ASCLÉPIO. A ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA, assim como as sociedades estaduais a ela filiadas que possuem emblema com a serpente, utilizam o símbolo correto do deus da medicina mas existe uma disseminação do CADUCEU através dos meios de comunicação e material destinado a pacientes e estudantes de medicina. Também os softwares destinados a hospitais e consultórios médicos, importados dos Estados Unidos, ou neles inspirados, muito têm contribuído para a propagação do CADUCEU, ao utilizá-lo associado a medicina. E mesmo em revistas e sociedades médicas recentes a confusão persiste. A educação custa caro, mas mais cara ainda é a ignorância.”
Fonte:
http://www2.unifap.br/medicina/tag/caduceu/