Existem três tipos de cartão:
A) Cartão de crédito sem anuidade e sem recompensas
B) Cartão de crédito com anuidade e com recompensas
C) Cartão de crédito sem anuidade e com recompensas
Obviamente sem anuidade e com recompensas sempre vale a pena, mas não são todos que tem essa opção. Pra quem só tem a opção de A e B, vejo por aí muitos cálculos para provar que B é melhor que A, mas a maioria dos cálculos desconsidera o seguinte:
1) Fazem o cálculo do que você gastou com anuidades considerando o Valor Presente. Ou seja, não consideram que as anuidades poderiam ser aportadas nas suas aplicações e portanto, valeriam muito mais na época de resgatar os benefícios.
2) Fazem o cálculo do valor do benefício desconsiderando que lá na frente, o benefício vai estar custando mais caro, por conta da inflação.
3) Esse é o pior de todos: não há garantia nenhuma que lá no longo prazo, a taxa de conversão será a mesma que você está contratando agora.
Na minha opinião, nos programas de recompensa você está dando dinheiro para uma empresa que decidirá pra você, o que te dará no futuro e dessa forma, só vale a pena se você comparar os seus gastos com as recompensas de curto prazo (onde você tem maior controle).
Vou ficar com um cartão sem anuidade e sem recompensas, até ter um sem anuidade e com recompensas. Qual a opinião de vocês?