Encontrei este site no ano passado, apenas um mês após começar a investir em renda variável (ainda bem, pois ele me salvou de muitas perdas futuras se eu tivesse seguido meus planos originais).
Quando comecei a estudar o material daqui, os conceitos fizeram muito sentido para mim. Li o roteiro do iniciante, a maioria dos livros para assinantes, acompanhei os murais, e tudo o mais.
Mas uma coisa que eu não entendia é porque o Bastter e vários outros sempre repetiam a mesma coisa: "tempo ganha de taxa", "só aporte salva", "diversifique" etc. "Parece até vitrola quebrada; já aprendi tudo isso!" lembro de ter pensado.
Aí ocorreu um fato recente: escutei uma notícia que julguei ser ruim de um dos meus investimentos. E o primeiríssimo pensamento que apareceu na minha cabeça foi: "Preciso vender agora antes que seja tarde." Puta merda, pareceu que virei sardinha instantaneamente.
Meu segundo pensamento, graças ao que aprendi aqui, foi: "Pare e pense!" Aí comecei a raciocinar e me questionar: os fundamentos mudaram? Não. Você consegue prever o futuro? Não. Isso é girar patrimônio? Sim. você está diversificado? Sim. Se tudo der errado nesse investimento, vai ter alguma impacto significativo no seu patrimônio? Não. Então fiquei tranquilo novamente (e confesso um pouco envergonhado da minha sardinhice).
Então eu finalmente entendi a necessidade de tanta repetição: o sardinha interior está sempre à espera de alguma fraqueza para sair e tomar controle. O único jeito de vencê-lo é sempre estar estudando, relembrando (e seguindo) os conceitos, ter a humildade de reconhecer que sou burro mesmo. Se não fosse toda essa repetição toda que me fazia reler os fundamentos da filosofia, eu teria vendido no fundo em pânico. Tenho muito que evoluir ainda.
Muito obrigado ao Bastter e todos deste site. Realmente a filosofia Bastter não apenas é boa para acumular patrimônio mas também para trazer uma tranquilidade enorme para sua vida financeira.
Desculpem-me a mensagem longa, mas senti que precisava compartilhar isso.
Estou pronto para minha voadora.