Colegas foristas boa noite.
Primeiramente, gostaria de justificar estar criando este tópico.
Isso ocorre devido à minha necessidade de expressar minhas angústias para pedir opinião alheia, tendo em vista que compartilho com a esposa porém com mais ninguém.
Recentemente vislumbrei a "oportunidade" de comprar um terreno exatamente do jeito que sempre sonhei (era o meu sonho desde criança). Uma chácara de 1500 metros, no melhor condomínio da cidade, com segurança, portaria, etc. Lugar ótimo de se morar, condomínio tem mais de 20 anos (só existem 4 terrenos não construídos e ocupados nele) não é caro (400 reais/mês) e o local é perfeito para mim pois permite fácil acesso aos meus locais de trabalho. Finalmente poderei construir a minha casa do jeito que sempre quis (não quero casa grande, quero quintal grande), dar oportunidade para meu filho ter espaço seguro para brincar e também terei espaço para ter minha horta e meu discreto pomar.
Digo que foi uma "oportunidade" pois consegui comprar o terreno por 60% do valor de avaliação, via leilão judicial com auxílio de advogados etc. (só decidi prosseguir pois o advogado me deixou tranquilo pela fato de ser apenas um terreno, sem ocupação, etc). Meu intuito era adquirir por 50% porém não teve como, terei de pagar os 60% do valor da avaliação.
E qual o motivo do meu post? O meu apego pelos meus investimentos, coisa que não sabia que tinha.
Digo isso pois eu me pego trabalhando e pensando no terreno, nas possibilidades, como será bom, etc etc. Minha esposa está super contente. Acredito que até o filhão nascer (daqui a uns 5 meses) já teremos uma casinha minimamente habitável construída. Felicidade e satisfação pessoal, realização de um sonho, dentro do limite do possível.
O problema é que me "doeu" me desfazer dos investimentos para comprar tal terreno. Eu não mexi na minha renda variável, porém liquidei tudo que eu tinha na renda fixa (inclusive TD 2035) e a reserva de emergência.
Senti que dei um passo atrás. Parece que eu voltei um bom tempo na minha caminhada na formação de patrimônio. Digo isso pois eu poderia, por exemplo, ter comprado um apartamento(zinho bem pequeno) com o mesmo valor.
Ou poderia continuar morando de aluguel. E continuar aportando.
Parece que a cada mês que meu patrimônio investido aumentava eu me sentia mais livre, menos escravo. Porém parece que eu "dei um passo maior que a perna", que estou "fazendo algo de errado para minha independência financeira", etc.
Por favor, me iluminem com vossa inestimável sapiência. Quero sair desse sentimento que é avesso ao que sempre imaginei que teria (achei que seria uma felicidade radiante).
Obrigado!!!