Boa tarde pessoal,
Já fazem três anos que assino o site e sigo a filosofia que o pessoal aqui prega. Mesmo assim com "toda" minha experiência, como um amigo que do fórum comentou, a sardinha interior que nos habita de vez em quando volta a incomodar.
Com toda essa volatilidade da bolsa, eleição, cenários duvidosos a sardinha interior começa a gritar: "Será que você está fazendo certo ?", "A bolsa caiu 5033% ontem"
Aí, você dominado pela sardinha interior, não se aguenta, esquece do bastter repetindo milhares de vezes para não olhar cotação, repetindo milhares de vezes para colocar na bolsa somente o que pode perder, esquece da diversificação que você mesmo fez e, finalmente, abre o home broker.
Coloca as cotações na planilha e começa a pensar: "Será que se o candidato X ganhar a bolsa vai subir ?", "Será que se o candidato Y ganhar vai afetar minhas empresas ?" Será que escolhi, realmente, boas empresas ?"...
Aí nesse momento você levanta, vai tomar um café, já que outra coisa em horário de serviço/almoço não cai bem.
Você volta, mentalmente se mutila por ter sucumbido à sardinha interior, fecha a planilha (afinal a sardinha interior te obriga a ter uma planilha), fecha o home broker e volta pra sua vida contente por ter diversificado e mais contente por não ter comprado/vendido nada em panico.
A unica conclusão dessa "recaída" é que em alguns dias o buy and hold é mais fácil que outros.
Essas crises diminuíram muito ao longo do ultimo ano. Mas com essas eleições as nossas sardinhas ficam mais animadas... Acho que com o passar do tempo esses momentos devem ser ainda mais raros (como hoje são mais raros do que há três anos atras).
É isso pessoal, nada de mais, apenas compartilhando com os amigos um pouco de experiencia.
Vida que segue!