Boa noite, pessoal
Primeiramente, muito prazer!
Venho acompanhando o site há algumas semanas e me tornei assinante apenas ontem.
Tenho 26 anos, moro com meus pais, sou solteiro e não tenho filhos. Me formei em 2014 e sempre guardei todo o dinheiro que ganhei em poupanças de bancões. Atualmento tenho o equivalente a 33 salários na caderneta e, como tenho poucos gastos, ainda consigo poupar mais da metade do que recebo mensalmente.
Sei que demorei para pensar com mais cuidado em minha segurança financeira, mas resolvi sair da inércia e passei a levar este assunto mais a sério. Meu objetivo é acumular patrimônio em longo prazo e iniciar os meus investimentos de forma consciente até o início do ano que vem (ou o quanto for necessário para não fazer nenhuma besteira).
Pois bem, após ler vários materiais e assistir a alguns vídeos, pensei na seguinte estratégia:
1) Separar uma reserva de emergência de 18 meses (apesar da minha estabilidade atual, no próximo ano planejo morar com minha namorada e realizar uma mudança profissional, por isso deixei uma quantia maior na RE);
2) Investir tudo o que sobrar em Tesouro IPCA+ 2045;
3) Estudar mais a fundo ações e FIIs e começar a realizar investimentos com pequenos aportes mensais (provavelmente começando só no ano que vem, quando estiver mais seguro) até atingir 5% da minha carteira em RV (e posteriormente, 10%, 15%, 20%, etc.; conforme a minha segurança com essas operações for aumentando).
Entretanto, após refletir muito, ainda permaneço com algumas dúvidas:
1) Essa realmente é uma estratégia sensata, ou o ideal seria não colocar tudo em RF inicialmente (Nesse caso, deixaria o dinheiro na caderneta até ter firmeza para começar em ações e FIIs)?
2) Não tenho objetivos concretos de aquisição de imóveis para o curto ou médio prazo; mas sinto que isso possa ser uma possibilidade quando estiver no final dos 30 e início dos 40. Nesse caso, vale mais à pena arriscar vender o Tesouro IPCA+ 2045 antes do prazo (e sofrer um pouco com a marcação) ou diversificar a RF entre o Tesouro IPCA+ 2045 e o Tesouro IPCA+ 2035?
Desde já agradeço pela ajuda!
Infelizmente (ou felizmente) tenho muito receio de tudo nessa vida - principalmente do que não entendo -, e as informações do site tem me ajudado muito a reduzir as minhas incertezas.
Forte abraço!