Eu queria falar sobre altruísmo.
Ano passado, eu concluí um MBA da FGV, para o qual tive que apresentar um TCC. Nele, fiz um agradecimento especial ao Mauricio Hissa, o Bastter, pela grande persistência que ele tem demonstrado na condução de seu trabalho de educação financeira. Não havia trazido essa homenagem até este site, ainda. Agora, diante da repercussão da queda da Qualicorp, resolvi fazê-lo.
Sinto-me bastante isento para isso. Não sou consultor do site, não conheço pessoalmente o Bastter e não nutro nenhuma expectativa de estabelecer negócios ou obter qualquer benefício com isso. Simplesmente acho que boas atitudes precisam ser reconhecidas. Eu sempre me perguntava por que o Bastter mantinha um trabalho tão árduo neste site. Certa vez, num curso presencial do Mille, ouvi o referido consultor dizer que o Bastter fazia todo esse esforço de manter o site e insistir em ensinar as pessoas, por puro altruísmo. Perfeitas palavras, que apenas confirmaram a suspeita que eu já tinha.
Estou há pouco mais de um ano associado ao site bastter.com. É pouco tempo, mas entendo que mais do que suficiente para sacar algumas coisas que estão acima de qualquer detalhe, conta ou regrinha que a gente sempre encontra no mercado financeiro. À frente de tudo, está uma filosofia, uma razão de ser, que deveria mover os pensamentos e as atitudes de todos que aderiram a este programa de gerenciamento de suas vidas financeiras: a da tranquilidade.
Neste site existem livros e manuais que detalham todos os aspectos em torno dos investimentos. Existem também vídeos que sintetizam o conteúdo desses livros. Mais: vídeos que resumem aquilo que já estava sintetizado. Sem a intenção de polemizar ou ferir ninguém, pergunto: qual a dificuldade de entender que aquilo que o Bastter preconiza aqui é uma filosofia própria, original e desenvolvida a partir das crenças de seu próprio criador?
Pergunto isso porque acho inacreditável algumas questões, discussões e polêmicas que se instalam nos fóruns. O Bastter fala: “Governança, tô fora”. Pronto, vira confusão. Buscam falha no raciocínio, na lógica, na técnica, uma contradição. Isso deve ser muito perturbador para o Bastter. Ele já simplificou o processo de entrada na Bolsa para o minoritário, sistematizou tudo no Bastter System, desenvolveu uma didática própria que leva todo mundo às gargalhadas e ao aprendizado, simultaneamente... e ainda se cria uma polêmica enorme só porque ele está simplesmente dando continuidade ao processo de simplificação da relação do pequeno investidor com a Bolsa!
Tudo parece muito claro. 1) O investidor aprende que sem diversificação, não tem solução; 2) Que deve investir paulatinamente, sem fazer grandes e esporádicos aportes; 3) Que não pode contar com aquele dinheiro que colocou na renda variável, afinal: renda variável varia e ele pode até perder tudo; 4) Que a decisão de entrar ou não num ativo deve ser somente do indivíduo, nunca por dicas ou conselhos; 5) Que cada um precisa estabelecer seus próprios critérios de entrada num ativo e que a perda desses critérios já justificariam um possível abandono dessa posição. Mais ainda. Há inúmeros consultores no site e todos repetem o mantra: você precisa estar confortável com as suas escolhas. Não tá confortável, não entra.
Por que, então, um simples sopro vindo das bandas da Qualicorp causou tantos abalos emocionais? Gente revoltada com a B3, com a empresa e até com o Bastter. Realmente não consigo entender. A empresa passou pelos nossos critérios; a empresa deveria ser apenas mais uma, num diversificado portfólio. Até um investidor mais agressivo, que tivesse, por exemplo, 50% de seu patrimônio em RV, supondo apenas 25 ativos, estaria tranquilo, com uma perda que não chegaria sequer a 1% do seu patrimônio. Ou seja: preocupação com o quê?
Acredito que o Bastter tenha sacado, lá atrás, aquilo que somente alguns sacarão lá na frente. Enquanto a gente fica se prendendo a detalhes, continhas e ao jogo da razão, a vida passa e a gente não a aproveita. Afinal, o nosso maior patrimônio é ou não é o tempo? Saibamos usá-lo.
Parabéns pelo trabalho que tanto valor tem gerado a vida de tantas pessoas, assim como gerou pra mim... e haja altruísmo @bastter rssss