Aqui no fórum já foi muito discutido como pode ser prejudicial esperar pelo dia da aposentadoria (pública ou privada). Mas vou falar de outro possível efeito que eu e outros colegas notamos em relação a aposentadoria. Há aparente redução de qualidade e redução de tempo de vida nestes indivíduos.
[1] Neste artigo foi usado o banco de dados National Center for Health Statistics Multiple Cause of Death (MCOD) de 1979 a 2012. E coletaram dados de aproximadamente 900.000 mortes. Reparem que há um salto de mortalidade de 2% aos 62 anos entre os homens, ano de aposentadoria.

[2] Este outro estudo avaliou o impacto da aposentadoria em hábitos de vida como exercícios físico e sedentarismo. Houve redução importante da quantidade de exercícios feitos pelos pacientes após aposentadoria.

[3] Neste avaliaram o efeito da aposentadoria sobre o tabagismo. Avaliaram 30.000 pessoas, não só houve maior número de novos fumantes entre os aposentados como houve aumento da intensidade de tabagismo entre aqueles que já fumavam.
[4] Este outro apesar de não ter encontrado evidências de efeito na saúde dos aposentados não soube explicar porque houve aumento de mortes por causas externas, coloquei só gráfico masculino mas o feminino é igual. São causas externas de morte: acidente, assassinato, envenenamento, suicídio ...

Não estou dizendo que as evidências são irrefutáveis. Continua sendo apenas uma impressão com evidências bem fracas a respeito do assunto. Inclusive alguns artigos não encontraram qualquer relação entre aposentadoria e mortalidade [5].
Mas eu diria que no mínimo existe uma pequena probabilidade da aposentadoria se relacionar com aumento de tabagismo, aumento de sedentarismo, redução de qualidade de vida e por consequência redução do tempo de vida. Como o dano é grave eu vou preferir não apostar contra, melhor me manter ativo por tempo indefinido nas atividades que eu gosto de realizar. Nem precisa ser relacionado com sua profissão.
Avisos:
não estou dizendo que as pessoas devem trabalhar até morrer. E sim que a inatividade PODE se relacionar a piora de qualidade de vida.
Se você já é aposentado mas não começou a fumar, não parou de fazer atividade física e se mantém de alguma forma ativo não precisa mudar nada. Ao que parece vc é exceção a regra.
[1]
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0047272717302037[2]
https://jech.bmj.com/content/68/8/747[3]
https://link.springer.com/article/10.1057/eej.2014.51[4]
http://www.mrrc.isr.umich.edu/publications/papers/pdf/wp168.pdf[5]
http://muse.jhu.edu/article/537406