Boa tarde pessoal,
Existe uma forte corrente que acredita que a próxima década no mercado americano será de baixa.
Preconizam ainda que o mercado lá é cíclico de 10 em 10 anos.
OK, já tenho conhecimento da metodologia Bastter, no sentido de não olhar cotações, investir em valor e não em preço, acompanhar gestão, lucros, caixa, dívida, que a cotação segue o lucro, não seguir os analistas e previsões. Porém, estamos falando em 10 ANOS de mercado em baixa. Isto é, mercado em baixa reflete em redução de receitas, impacto nas margens, nos lucros, no controle de dívidas entre outros.
Para exemplificar, vejam os gráficos das empresas no topo do ranking da Bastter nos períodos de 2000 a 2009 e depois de 2010 a 2018.
Se desconsiderarmos as duas melhores e duas piores (teoricamente fora da curva média) teríamos uma rentabilidade (sei também que não se deve olhar rentabilidade) média de 93% em 10 ANOS para as empresas tops do ranking, enquanto nos 10 anos seguintes, sobe para 700% de média, corroborando a ideia do ciclo.
O que vcs pensam a respeito? Seria uma década de redução nos números das empresas?
Pergunto isso porque por mais que a teoria de longo prazo esteja assimilada por todos, existem pessoas aqui iniciando no mercado exterior (como eu, 10 meses somente) e precisam estar preparadas para isso.
Por mais que diversifiquemos, 10 anos é muito tempo.
Tem alguma lógica isso? Vcs têm conhecimento disso? Isso lhes assusta?
Obrigado
Se for muita sardinhice eu me preocupar com os próximos 10 anos, desconsiderem. Rsrs.