Qual estratégia vocês usam para determinar um bom local para comprar um imóvel a fim de obter renda no aluguel, vocês olham algum mapa de projeção demográfica ou simplesmente vão pela intuição?
Outra dúvida; moro no Rio, capital, mas tenho visto valor em algumas localidades no leste de Santa Catarina, é viável adquirir um imóvel para aluguel longe do lugar que você mora?
E qual estratégia vocês usam para pesquisar o imóvel em sí? Na planta, documento não 100% e problemas estruturais de engenharia pra mim estão fora de cogitação, mesmo se vierem com um preço bem baixo. Pesquiso nos sites de busca de apartamento, imóveis de 2 quartos (em Sc acho mais difícil Quarto-e-Sala) , com uns 70m² no máx, sendo 1 suíte + 1 quarto + 1 banheiro. Na busca eu tento colocar na localização mais interessante possível (não precisa ser no bairro mais nobre, só que tem que ter um bom custo benefício e perto do essencial) , como se fosse no Rio, não precisa ser Leblon (bairro mais caro do Brasil) mas Botafogo (bairro nobre do Rio, na Zona Sul, mas não está no top 5 dos mais caros) já é interessante, pois está localizado na zona Sul, perto do Centro, tem infraestrutura, lazer e hospitais perto etc... E daí minha estratégia seria fazer ofertas à vista, abaixo do valor anunciado, em uns 10 apartamentos, a probabilidade de um aceitar é alta, pois muita gente acaba ficando na dificuldade; só que prefiro comprar um imóvel mais caro e mais top (sou fresco com a parte de engenharia, elétrica e hidráulica do imóvel) do que um mais barato cheio de problemas.
Mas além de Sc também vejo oportunidade em Bh, Curitiba, São Paulo (região de Vila Olímpia) e também no Rio. Alguém do Rio tem preferência por algum lugar? No Rio gosto da parte da Barra que não o Parque Olímpico (saturado de gente vendendendo, assim como no Recreio), Maracanã/Tijuca porque é perto do Centro e a própria região mais acessível da Zona Sul, como Botafogo/Humaitá/Flamengo/Laranjeiras ou talvez Ilha, Freguesia e Niterói.
Vocês pensam parecido?