Pra mim Renda Fixa é Tesouro, não gosto desses negócios e LCI, CDB e tal, por que o intuito da RF é proteger o capital, então quando você vai pra um LCI você rende mais, mas corre mais risco. Então se eu quero mais rentabilidade vou para Renda Variável.
Mas um caso de chamou à atenção, debêntures incentivado (isento IR) VALE-DEB92, 6,6252% + IPCA, 2015 a 2022, com pagamentos anuais, garantia quirografária e AAA pelas 3 classificadoras de risco; VALE pode ter seus problemas, mas não honrar uma debênture seria talvez fatal para ela.
Eu sempre pensei : Pra que debênture se eu posso comprar o papel da empresa? Só que é uma coisa diferente, RV x RF.
Então isso me fez refletir; IPCA + 6,6252% a.a seria algo em torno de 0,55% a.m já livre de Imposto por ser incentivada, e como o pagamento é anual e o prazo é relativamente curto, e a classificação seria AAA o risco seria relativamente diluído. Eu sei que a longo prazo 6,625% + inflação é facilmente superado por bons ativos em Renda Variável, mas se você for considerar que é um debênture de uma gigante e trata-se de Renda Fixa, talvez seja viável para algumas pessoas, com um % pequeno do portfólio. 0,55% a.m já livre de inflação e impostos com um prazo não tão grande é chamativo, mas será que vale a pena? O que vocês acham? Eu não me vejo comprando debêntures, prefiro TD como RF e Ações/Stocks/Reits/Fiis como RV e imóveis como patrimônio físico, mas vai ter muita gente atraída por essa rentabilidade (e não é debênture de uma Karsten da vida, é a Vale) . O que vocês acham sobre isso? Entrariam? Eu não, mas fico tentado, mas meu instinto Bastter de sobrevivência me diz que não VALE a pena.