"... é melhor você estar preparado e nada acontecer, do que surgir uma oportunidade e você não estar preparado." (Bastter - Livro Sonho mais ou menos grande).
Pessoal, eu sou um entusiasta de aviação (infelizmente não tenho mais idade para ser piloto), e me deparei com uma entrevista do MARCOS PONTES - O ASTRONAUTA BRASILEIRO (no youtube - Canal Aero Por Trás da Aviação), em que ele narra sua épica caminhada até o posto de astronauta.
1) Filho de um auxiliar de serviços gerais e uma funcionária da ferrovia, sonhava ser piloto de avião, mas NÃO TINHA DINHEIRO PARA PAGAR O CURSO.
2) Começou a trabalhar cedo na ferrovia
3) Tentou a prova para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) - FOI REPROVADO
4) Continuou fazendo o 2º grau em uma escola comum e trabalhando. Fez o vestibular para a Academia da Força Aérea (AFA) - Foi Aprovado. Escolheu ser piloto de caça.
5) Depois de uns anos, pediu autorização para o Comandante para fazer vestibular para o ITA - FOI CRITICADO PELOS COLEGAS DE FARDA, QUE FALARAM QUE ELE QUERIA SE EXIBIR E SUBIR MAIS RÁPIDO NA CADEIRA. Conciliou o trabalho com o estudo para o vestibular - foi aprovado no ITA.
6) Formou-se em Engenharia Aeronáutica pelo ITA.
7) Foi selecionado pela FAB para fazer um mestrado de Engenharia de Sistemas na Califórnia (USA). Formou-se, em analista de sistemas. Iniciou um PHD na mesma área.
8) O irmão lhe contou que leu no jornal sobre um Concurso Público para a seleção de um astronauta brasileiro. Foi selecionado, teve que pedir desligamento da FAB.
9) Na NASA estudou análise de sistemas, formou-se em robótica, dentre outras especialidades.
10) Estava treinando para realizar uma missão com o ônibus espacial em 2001. ADIAMENTOS E ACIDENTE COM O ÔNIBUS ESPACIAL COLUMBIA (2003). Apenas em 2005. Participou da Missão Centenário com o foguete Russo Soyuz.
Por fim, ele continuou trabalhando na NASA até ser escolhido Ministro da Ciência e Tecnologia. Atua como empresário, dando consultoria para grandes empresas sobre gerenciamento de pessoal (recebeu muito treinamento na NASA, pois o confinamento no espaço exige um perfeito relacionamento entre os Astronautas).