Os nomes dos personagens foram alterados, mas a história é real.
Três anos atrás o Sr. Mielo montou uma nova salgaderia no quarteirão onde trabalho, chamada Mielo salgados. Muito conhecido pelos seus salgados saborosos o Sr. Mielo quase não deu conta, nos primeiros meses, da demanda. Estava tudo indo muito bem para o Sr. Mielo, eis que depois de dois anos faturando ele se deparou com um problema, no mesmo quarteirão estava inaugurando uma nova salgaderia. Um concorrente que mesmo antes da inauguração já havia colocado na fachada que seus salgados custariam R$ 1,00. Testemunhei um funcionário do Sr. Mielo passar pela calçada com mercadorias e quando viu a fachada do outro lado só disse – Iiiii, fu... A nova salgaderia é do Sr. Miclos e se chama Miclos salgaderia. O impacto do concorrente foi visível na empresa do Sr. Mielo, o movimento dele despencou nos primeiros dias após a inauguração do concorrente, mas como um bom gestor não se assustou, simplesmente melhorou seus produtos e criou novos, manteve os preços mesmo aumentando alguns custos, mas não abriu mão da qualidade e nem quis brigar com o concorrente no preço, isso com certeza comprometeu suas margens e seu lucro diminuiu, mas não perdeu seus maiores clientes que conhecem o valor de seus salgados. Por incrível que pareça neste mesmo ano difícil para o Sr. Mielo ele conseguiu adquirir um imóvel vizinho do meu trabalho, reformou a casa e fez um salão pra alugar na frente. O que eu vejo hoje, após um ano da nova salgaderia, é o seguinte; O Sr. Mielo colocando parceiros competentes no operacional, administrando e abrindo mais salgaderias em pontos estratégicos. O Sr. Miclos tem que vender quatro mil salgados por dia em suas três salgaderias, trabalha das quatro horas da manhã até as nove horas da noite, seus funcionários trabalham muito e em condições difíceis num imóvel pequeno com máquina de suco ligada, pista aquecida pra manter os salgados, dois freezers pra bebidas, e na parte de traz fritadeiras e fornos em produção constante gerando uma temperatura intolerável no ambiente. O movimento dele é ininterrupto, quando termina de vender as últimas fritadas e fornadas o pessoal começa a faxina com aparente cansaço. O imóvel já está bem surrado e ele não tem como parar pra dar manutenção, as paredes já aparecem gordura por toda parte. Já a salgaderia do Sr. Mielo continua lá, apesar de muitos comentários do possível fechamento por causa da concorrência. O Sr. Miclos parece ser uma pessoa muito boa e dedicada, mas me digam, até quando ele agüenta manter toda esta estrutura com margens tão pequenas? Eu não sei dizer, mas sei que não existe salgado grátis, ou melhor, quase grátis.