Dia de chuva na praia e piscina em manutenção, hora de dar uma olhada em uns balanços entre uma cerveja e outra :)
Resumo dos resultados do 3T18 para os bancões: ITUB, BBDC, SANB e BBAS.
Itaú e Bradesco continuam sendo as referências no setor. Os dois bancos múltiplos são verdadeiros conglomerados financeiros, oferecendo uma gama enorme de serviços por baixo do guarda-chuva da marca. Os resultados são fantásticos, supostamente os melhores bancos do mundo, e não acho muito difícil que seja realmente verdade.
Esses dias a colega @Kai perguntou sobre quais dos dois seria melhor, e a resposta é que é muito difícil dizer. Ambos os resultados são muito bons, Itaú tem uma qualidade de crédito ligeiramente melhor enquanto que Bradesco tem maior eficiência operacional. O retorno sobre o patrimonio é pouca coisa mais alta no Itaú, mas o do Bradesco é muito forte também.
Talvez a diferença mais perceptível entre os dois no momento é a política de retorno ao acionista através da distribuição de capital. O Itaú, de forma muito interessante, decidiu desde o ano passado devolver capital ao acionista quando achar que a qualidade das operações não compense o risco. O resultado foi uma avalanche de dividendos em um ano com crescimento marginal do lucro.
O Bradesco, como de costume, manteve a distribuição padrão de dividendos e conseguiu crescer um pouco mais. Talvez por isso esteja com a qualidade de crédito um pouco pior que a do Itaú. Hoje, acredito que a principal diferença entre os dois está aí, já que os outros números são muito similares. Quem gostar dessa política do Itaú pode ficar com ele, enquanto quem preferir algo mais tradicional escolha Bradesco.
O próximo a ser comentado, para a surpresa de alguns, é o Santander. Parece que ele aprendeu como é ser banco no Brasil e os resultados já estão muito bons. A rentabilidade já está quase no nível dos dois melhores, apesar da qualidade de crédito ainda ser bem pior. Mas pra crescer tem que aceitar trabalhar com o que resta.
O último da lista é o Banco do Brasil. Longe de ser um banco ruim, mas ele ficou para trás perante aos outros. A qualidade de crédito é claramente pior e o retorno sobre o patrimônio também. A eficiência do banco é boa, mas as linhas de credito que ele opera/é obrigado a operar são menos rentáveis. No curto prazo o seu resultado é mais volátil devido ao PDD alto que flutua bastante, mas no long run acredito que os outros bancos são opções melhores, pelo menos observando os resultados de hoje.