Esse tópico é mais um agradecimento ao site por mudar o modo de ver algumas coisas... mudar pra melhor...
Pouco antes de conhecer o site tive que vender um AP que tinha com meu irmão. Na verdade não queria a venda, mas não tinha como comprar a parte dele e nem podia impedir... então vendemos.
Primeiro pensei, espertão que era, que ia pagar o aluguel da nova morada com o dinheiro da venda... já aprendi a mesbla que ia dar...
Também pensei de todas a maneiras possíveis como dar o toco na Receita com o tal do ganho de capital. Recebi diversos conselhos pra pagar menos, mesmo sabendo que aquilo estaria errado. Confesso que me tentei a ir por esse caminho pois a "economia" imediata seria grande, já que o imóvel teve uma valorização considerável até a venda.
Nesse período conheci a bastter.com e aprendi muita coisa aqui, mesmo com tão pouco tempo de site.
Com relação ao AP, consegui tirar todas as minhas dúvidas sobre o IR referente ao ganho de capital. A cada pergunta que eu fazia recebia praticamente uma aula de @Buy_and_hold64 . Impressionante. O contador que fazia meus IRs fez mesbla durante anos, atualizando o valor de aquisição sem comprovação. Com as dicas de @Buy_and_hold64 consegui reunir a documentação da compra e verificar o valor de aquisição. Isso me faria pagar bem mais IR do que se usasse o que estava nas últimas declarações...
Enfim... apurei o ganho com o valor correto de aquisição e hoje gerei o DARF e paguei... pense numa tranquilidade na mente... #PAS
Poderia ter pago a menor e nunca ser pego... poderia... mas com certeza não teria a tranquilidade que estou tendo agora escrevendo esse texto.
Agora irei retificar as últimas declarações corrigindo o valor de aquisição e passar a tomar as rédeas das minhas declarações de IRs.
Desculpem pelo texto longo...