5 Aprendendo com os erros comentada em 05/12/2018 19:07 Ações Whiteness em 05/12/18 14:15 comentada em 05/12/2018 19:07 Comecei a investir em 2016 e umas das maiores % da minha carteira foi a Cielo e cheguei a comprar ela por 33 reais (hoje seria equivalente a uns 27 ou 28 reais por causa da bonificação). Eu sempre seguia os BS para aportes mensais, mas ao ver a Cielo cair eu pensei: Não posso perder essa "oportunidade" e vou aportar mesmo sem seguir o BS e comprei ela por uns 22 reais. Pouco tempo depois ela já tinha caído pra 19 e eu fui lá e aportei de novo. Depois caiu pra 14 e eu fui lá e aportei de novo e toda vez eu achava q não ia cair mais, como se fosse possível adivinhar fundo. Resultado: A ação chegou a valer 8 reais e foi total sardinhagem ficar olhando preços e tentando fazer PM. Isso é besteira! Vc nunca vai adivinhar o fundo ou o topo de uma ação. Não estou dizendo que a Cielo está ruim, nem nada do tipo. Ela é uma empresa excelente. A questão é que eu não devia ficar aportando só pq caiu. É por isso que o Bastter insiste tanto em falar para as pessoas não olharem preços, mas as pessoas não entendem. Eu hoje entendo. Redefini minhas % no BS e agora eu aporto no que ele mandar, pois ele só vai estar fazendo o que eu mesmo defini. Assim eu sigo o plano e paro de tentar prever futuro. Agora só volto a comprar Cielo quando o BS mandar e manterei a minha carteira equilibrada do jeito que eu defini. Seguir o plano! As vezes só saber na teoria não adianta, o que faz a gente mudar é sentir na prática. Esse meu caso é algo bobo. Tem muita gente q faz besteiras muito piores e perdem tudo, mas quis compartillhar aqui com vocês e agradecer ao Bastter pelos ensinamentos.