Boa tarde a todos os usuários dessa plataforma. Sou novo por aqui. Me cadastrei após conversar com um primo (que é usuário do site) sobre a minha empresa (uma MEI), que abri em setembro/2018. Estou enfrentando algumas dificuldades em relação as áreas de vendas e cobrança de pagamentos e gostaria de ouvir sugestões de melhorias assim como ideias novas, para fazer esse negócio deslanchar de vez.
Sobre o serviço:
O serviço da empresa é a venda de informações específicas coletadas por meio de mapeamentos e pesquisas (sejam em campo ou virtualmente) que são entregues por meio de relatórios com os dados ( esses dados podem ser de determinadas áreas ou situações) que visem facilitar a tomada de decisões de indivíduos assim como a de possibilitar a formação de melhores estratégias para seus objetivos ou negócios.
Recursos:
Disponho de um computador (onde eu faço as coisas), conexão a internet (onde eu busco os dados) e uma impressora (onde eu imprimo os mapas/relatórios) e mais alguns programas que necessito para poder trabalhar. Tenho também conhecimentos sobre marketing digital em plataformas como Facebook, Instagram e Youtube, que pretendo utilizar para conseguir dar um jeito.
Eu tenho que focar em trabalhar com essas coisas, porque só tenho elas.
Experiência:
Estou me formando em Geografia - Bacharelado (restam o TCC, uma matéria obrigatória e algumas optativas), e dentro da faculdade aprendi a elaborar pesquisas, e foquei nas Áreas de Geografia Urbana (preferindo trabalhar com Smart Cities) e Econômica. Aprendi tb a utilizar softwares com o ArcGis e QGis para poder fazer os mapas.
Ja tive outros projetos, como uma empresa de palheiros e uma Start-Up que tentamos desenvolver equipamentos para agricultura de precisão.
Nesse projeto eu estou só (sem sócios, pois quero evitar sociedades por um tempo).
O problema:
Está complicado conseguir clientes pagantes.
Já consegui alguns porém não recebi pelos serviços prestados (já tentei cobrar mas muitos não atendem ou ficam putos). Estou desenvolvendo um contrato agora para poder ter respaldo legal contra pessoas desonestas. Eu não havia feito antes por achar que precisava de um advogado (os que eu consultei cobraram um preço que eu não possuo condições de pagar). Mas aí um amigo me informou que é possível fazer um por conta própria e ter a mesma validade (estou trabalhando nesse contrato hoje inclusive e pretendo termina-lo o mais rápido possível).
Dada a experiência de vocês, como eu posso fazer pra resolver essa situação? Eu tenho que tentar uma nova forma de pagamento ou cobrança) Devo mudar o preço do serviço? Ou tenho atingir mais pessoas em potencial para poder ter mais clientes? Agradeceria a ajuda de vocês.
PS: Estou dentro da Lei, tendo CNPJ regularizado e em dia.
Sobre o serviço:
As aplicações das estratégias ou informações coletadas e elaboradas pela minha empresa demonstraram ser úteis para os clientes que as utilizaram em seus serviços, tendo todas elas sido colocadas em prática assim que tiveram em mãos os relatórios.
A forma de realização varia de acordo com o cliente: Tem uns que preferem só ter as informações e trabalhar por conta própria nelas, alguns querem as informações e as estratégias, mas não necessitam da minha participação e outros que preferem que eu ajude na implementação das estratégias em suas empresas, geralmente trabalhando com eles ou com algum funcionário (aqui o preço sobe, pois o trabalho é maior).
Enfim, se puderem me ajudar com dicas, ideias e sugestões pra fazer isso dar certo eu ficaria muito agradecido. Estou aberto a todas as opiniões. Esse é o terceiro negócio que tento fazer deslanchar e quero que ele funcione, pois acredito muito no seu potencial. Muito obrigado e um abraço a todos!
Quaisquer dúvidas estou a disposição para respondê-las.