Pessoal, vou passar a fazer pagamentos recorrentes via Paypal a fornecedores no Alibaba. Já fiz um primeiro pagamento pra testar na prática quais seriam os custos. Me surpreendi com algumas taxas e gostaria de saber se faz sentido meu plano.
Para exemplo, suponhamos uma compra de U$100 (com o dolar a R$3,80).
• Comprando pelo método tradicional (foi o que eu fiz):
1) Vinculei meu cartão de crédito internacional Nu Bank à conta do Paypal.
2) Efetuei a compra pelo próprio app do Paypal para o fornecedor chinês.
Automaticamente foi debitado no cartão e discriminado no app as taxas:
U$ 100 = R$ 404 / IOF = 25.7 / Total = R$429.7
CUSTOS: a conversão para Real (spread) do cartão ficou em 6%! Além dos outros 6.38% do IOF. O que antes era R$380 ficou R$429.7 (+11,3%)
[obs: não estou falando aqui daquela taxa secreta do Paypal para converter dólar em real e já mandar para o cartão de crédito em real - desabilitei esta função]
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
• Como eu imagino reduzir os custos a partir de agora (vejam se faz sentido):
1) abrir uma conta no BB Americas (desconsidere aqui aquele 10k de depósito)
2) abrir uma conta adicional no Paypal para residentes nos EUA (graças à conta bancária que abri em solo americano - BB Americas)
3) Transferir, via BB "Brasil", 100 dólares para o BB America. (pagando spread de 1% +0.38% de IOF)
4) Transferir esses 100 dólares que agora estão lá no BB América para a conta do PayPal US.
5) Com 100 dólares na conta do PayPal, fazer o pagamento via PayPal US para o fornecedor.
CUSTOS: +1.38%
Dúvidas:
1) Alguém sabe se é possível fazer um ACH (equivalente ao nosso TED) do BB Americas para o Paypal? (só sei q d parte do Paypal ele não cobra pra receber)
2) Se não der, como a conta Paypal está vinculada a conta corrente do BB Americas, posso fazer pagamentos tranquilamente via PayPal que vai sendo debitando do saldo da conte corrente BB Americas?
3) Estou viajando e tem uma solução bem melhor?
Eu devo estar esquecendo de algum detalhe importante.
Quem puder, dá um help :D
Desculpe o texto ENOOOORME.