Olá Boa Noite, Como estão?
Já começo me desculpando pelo textão, mas realmente não sei expor o que preciso sem um.
Tenho um cenário que imagino não ser exatamente incomum. É um "problema" a longo prazo, entretanto, tenho tido conversas com meus pais e estou um pouco em duvida do que fazer e a pesquisar...
Meus pais estão com uma certa idade, e já passou da hora deles desacelerarem do trabalho, não aguentam mais a tal corrida de ratos.
Entrei num acordo com eles que iriamos planejar os próximos cinco anos pra que eles consigam sair do trabalho ou ficar mais tranquilos. Me refiro a corte de gastos bobos, gastos grandes que eles planejam fazer devem ser feitos obviamente agora enfim e também os investimentos, este tipo de coisa.
Durante a vida inteira, mobilizaram seu dinheiro em alguns poucos imóveis. Eles tem a cabeça bem antiga, e foi extremamente difícil colocar na cabeça deles que existem outras formas de investimento mais rentáveis inclusive. Precisou que um apartamento ficasse vago por 15 meses para eles entenderem que também dá pra ter um prejuízo legal com alugueis, ainda mais as dores de cabeça com inquilinos
Conversando, finalmente eles liquidaram uma casa. Pediram pra eu investisse o dinheiro, entretanto foram bem claros, querem ZERO de exposição a risco............. É o perfil deles e não tem o que discutir.
Peguei todo dinheiro da casa e dividi em alguns bons CDBs, LCIs e LCAs com vencimento em uns cinco anos, algo assim.
Sigo conversando, e não passa pela cabeça deles, comprar ações, FII`s e etc. Já conversei mais sobre os FII`s etc, mas eles realmente não querem tomar este tipo de risco, sendo que na minha cabeça, na independência financeira os FII`s tem papel protagonista, talvez até mais que as ações, enfim.
Tenho algumas duvidas que seriam as seguintes:
Como eu gerenciaria uma IF nesse cenário? Com zero de exposição a RV? Inicialmente pensei que seria necessário planejar vários CDB's, uns com vencimento pra 1 ano, outro com 3 anos, outro com 5 anos. E ir vivendo assim, com o rendimento dos mesmos.
Seria esta uma forma ideia, no cenário que eu os apresentei? Sugestões de outros cenários que não estou vendo?