Fala galera!
Hoje vou compartilhar com vocês a alegria de retirar um peso das costas e tentar inspirar a galera que ainda pensa se vale a pena o desafio.
Hoje consegui acabar com um financiamento imobiliário que durava 5 anos. Sou jovem e posso dizer que a educação financeira que recebi foi pouca. Creio que quando comecei minha vida com minha esposa acabei caindo no erro de financiar meu primeiro apartamento por conta de um mindset que possuía devido a minha bagagem familiar. Digo erro pois, para a minha realidade, no começo da vida à dois, o financiamento foi claramente a pior opção.
Ocorre que nesse período ainda não pensava em entrar no mercado financeiro, nem renda fixa, nem ações, na minha cabeça só existia: juntar um grana para começar a comprar um apartamento o quanto antes, o mercado não vai parar de subir e se eu não comprar logo minha renda jamais será suficiente.
Ao perceber que o financiamento estava adequado a minha realidade (pagando sem atrapalhar lazer, etc), comecei a fazer investimentos (outro erro...), aprendendo sobre ações. Porém não me dei conta de que os juros estavam contra mim. Qualquer investimento não renderia mais que meu saldo devedor no longo prazo, sem falar que em 30 anos as regras podem mudar (e elas sempre mudam), as chances estavam contra mim.
Quando conheci a Bastter.com, devorei o conteúdo aqui presente, primeiro como usuário e depois como assinante. Ali comecei minha jornada para virar gente. Você precisa entender que devendo os juros compostos estão contra você. E nesse caso a chance é 0.
Tive a oportunidade de conseguir uma renda extra aqui no site, trabalhando junto com o Gustavo (ou atrapalhando ele hahaha) e tudo que consegui extra fui colocando no esforço de pagar esse financiamento. Tudo isso consegui com meu mindset sendo alterado pouco a pouco aqui na comunidade.
Comecei a economizar mais, trabalhar mais e agregar mais valor ao que eu faço. Fiz a coisa mais importante que alguém endividado pode fazer: comprar tempo.
No meio do caminho, vendi tudo que eu tinha de investimentos, segui o roteiro de iniciantes a risca. Caiu grana na conta? Me pagava primeiro, fazia o meu aporte mensal marretando a dívida. No início ela caia devagar, foi caindo mais rápido, os juros foram deixando de atuar contra mim conforme o saldo devedor e o tempo de financiamento foram caindo.
Hoje, exatamente hoje, foi o dia que a ultima parcela de financiamento foi cancelada nos próximos lançamentos do mês. Ainda falta obter o termo de quitação (não esqueçam disso quando quitar o de vocês), mas o objetivo foi alcançado.
E agora? Agora virei gente, como a gente fala muito aqui na Bastter. Agora é continuar no processo. Espero que o relato ajude quem está no meio do caminho, a perceber como é importante fazer os juros trabalharem a favor de vocês. Deixei de pagar 1 apartamentos pelo preço de 3 e agora vamos ver como o poder dos juros podem me ajudar.
Agradeço muito a toda comunidade, pois o conteúdo aqui não é apenas gerado pela moderação. Aprendi demais pelo exemplo e discussões da galera. Abraço a todos e nos vemos por aqui quando eu lançar mais bugs ;)