Olá pessoal
Já assisti alguns vídeos aqui onde sempre sugerem comprar títulos mais longos a fim de se beneficiar dos juros compostos. Mas ainda estou com uma dúvida relacionada ao Título IPCA com cupons X aposentadoria.
Tenho 45 anos e já consegui acumular um bom patrimônio (1/3 em RF , 1/3 em ações e 1/3 em fundos multimercados) e obrigatoriamente tenho que parar de trabalhar daqui a 20 anos uma vez que sou piloto e o nosso limite é de 65 anos infelizmente.
Investi muito em excelentes CDB com 120% do CDI e alguns fundos girando muito meu patrimônio e deixando de usufruir o grande poder dos juros compostos.
Minha ideia é começar a partir de agora a fazer aportes constantes no IPCA com cupons 2050 e reinvestir estes cupons até eu parar de trabalhar em 2040.
- Será que vou deixar de acelerar meus ganhos em função do pagamento semestral de I.R. mesmo reinvestindo os cupons no mesmo título ?
- Se eu fizer aportes no IPCA + 2035 ao invés do 2050 com cupons, iria receber o valor total 5 anos antes de parar de trabalhar e teria que girar novamente o patrimônio. Não seria uma incoerência ?
- Em 2040 quando me aposentasse não poderia usar os cupons e, se fosse necessário, pequenos resgates deste título IPCA 2050 com cupons ( sem falar as ações e multimercados) ?
- Alguém sabe dizer se a nova modalidade de Títulos de ETF do tesouro nacional que virá em 2020 valerá a pena uma vez que será sem prazo e sem come-cotas como os títulos atuais ?
Obrigado pela ajuda