Prezados,
Tenho uma duvida persistente quanto ao TD (já li o guia para iniciantes, os livros gratuitos para usuários não assinantes, e a postagem 'Como funciona esta tal de marcação à mercado ?').
Estou tentando entender a marcação a mercado, e pelo que já vi falarem de "nada adianta realizar uma operação vender titulo com taxa mais baixa para recomprar o titulo com taxa mais alta." e outros "esqueça a rentabilidade" ou "no vencimento da na mesma"
Fiquei tipo "uat?" quando li algumas pessoas falando de "esquecer a rentabilidade"
Então...
a) todas essas observações acima, se referem a compra e venda de títulos no mesmo dia, correto? Ou seja, se você vende títulos com rentabilidade teórica mais baixa e recompra com rentabilidade "teórica" mais alta, no final (sem contar spread e taxas), o valor em 2045 será o mesmo, por causa da combinação de número de títulos x valor do titulo terá o mesmo valor no final, seria isso?
b) considerando, que realmente a questão 'a' se refere apenas a um "day trade" em TD.
Existe ou não diferença entre ter adquirido T.D. em agosto por exemplo, onde o juros estava a 6% e hoje que está a menos a de 5%.
Vide exemplo:
13/03/18 o titulo estava a 774 (IPCA+5,21%)
06/06/18 o titulo estava a 642 (IPCA+6,01%)
Pela lógica (por causa da tx), quem comprou R$ 10.000 em titulos com taxa de IPCA+6% em 06/06 terá um saldo maior que quem comprou os mesmos R$ 10.000 em 13/03 (antes) os mesmos R$ 10.000 com uma taxa menor (5,2%). Isso está correto, ou existe alguma outra questão que não é do meu conhecimento e corrompendo a minha lógica?
(agradeço a paciência)
Att.