8 GRIN (implementação de MimbleWimble, criptomoeda) comentada em 18/01/2019 19:38 Reserva de Valor celtiberian em 18/01/19 17:09 comentada em 18/01/2019 19:38 Pessoal, bastante tempo atrás eu li sobre o protocolo MimbleWimble, que resolveria privacidade + escala através de inovações que permitiriam a rede manter só o registro das UTXO (unspent outputs) ao invés de ter que ter sempre toda blockchain para validar.Não sei os detalhes técnicos de como funciona (sabia melhor quando publicaram, depois caiu no esquecimento até agora). Este ano foi lançada a moeda GRIN baseada no MimbleWimble.Links a respeito no primeiro comentário pois o tópico não está sendo criado se eu botar links (sugiro que seja verificado pelo programador, dá um erro sobre imagens mas não botei nenhuma imagem).Se fizer o que promete, será promissor. Alguns já descrevem como "Bitcoin 2.0", até pelo criador do whitepaper ser anônimo. Esse protocolo é conhecido faz tempo, faltava uma implementação funcionando.Eu não tenho conhecimento de criptografia suficiente para avaliar se a "tese" do protocolo prospera e vai funcionar. Mas caso funcione me parece ser uma solução para escala muito mais elegante que as disponíveis em outros protocolos, bem como uma solução de privacidade mais elegante que Monero, Zcash e outros.