Minha esposa nunca teve educação financeira recebida dos pais. Quando eu a conheci era exatamente o caso típico Brasileiro, dívidas, cartão girando, não tinha reserva, etc.
Desde o namoro percebi isso e venho contando com calma sobre educação financeira. Nada de investimento. O básico mesmo. Gastar menos do que ganha, não comprar o que não precisa, nunca ter dívidas e, entre essas coisas, a reserva de emergência.
Esse mês foi complicado aqui em casa, festas de fim de ano, parentes vindo passar o mês com a gente, a conta de luz, que aumenta nessa época do ano, e pra completar todo mundo ficou doente teve mais médico e remédio para todo mundo. O resultado não podia ser outro. Eu fui dizendo, zeramos o mês já; estamos à -X; estamos à -2X; estamos à -3X; estamos à -4X!
Ela começou a desesperar, então eu puxei o site do banco e mostrei, tá vendo isso aqui? É a poupança com a nossa Reserva de Emergência, mês passado estava em Y, hoje está assim. Estamos tranquilos. Ela virou para mim e disse: Ah, por isso você estava tão ansioso e falava tanto nisso 2 anos atrás para ter um valor bom guardado.
Acho que ela entendeu.