Depois das promessas de fim de ano, eu comecei a procurar formas de colocar novos hábitos na minha vida de forma que eu não conseguisse escapar, criar desculpas (falta de tempo, falta de vontade, etc).
Eu fiz isso encaixando esses hábitos em momentos estratégicos do meu dia, onde depois de testar, eu consegui fazer se tornar realmente um hábito (onde quando eu deixo de fazer, sinto até falta).
Musculação: Esse ano eu coloquei como meta fazer musculação sem parar, para sempre, nunca mais parar. Depois de uns 10 anos indo e parando constantemente (ia 1 mes, parava por 4), esse ano resolvi encaixar de uma forma quase a prova de falhas. Eu coloquei como a primeira coisa do dia. Eu acordo, lavo o rosto, como algo, escovo os dentes, e simplesmente vou. Nesse momento meu cérebro ainda nem entendeu que eu acordei. Quando vejo já fiz. Já estou a caminho do trabalho.
Outra coisa que ajuda muito nesse sentido é deixar tudo meio pronto na noite anterior, assim acordo totalmente no piloto automático e nem tenho tempo para arrumar desculpas para n ir (antes fazia muito isso).
E por falar nisso, vou adicionar outro ponto aqui, alimentação:
Estou criando o hábito de 1x por semana adiantar um pouco das refeições semanais. Eu levo comida para o trabalho portanto deixo 1kg de frango cozido e desfiado ou patinho moído refogado (é MUITO prático da pra comer de várias formas). As vezes faço arroz integral e feijão para alguns dias, as vezes um pure de mandioca ou abóbora. Deixo também um pouco da salada da semana lavada e algum legume refogado.
Enfim, coisas prontas para os momentos de preguiça da semana n inventar de pedir um marmitex de feijoada com churrasco (embora eu faça isso esporadicamente, afinal...). E como dito acima, eu deixo a comida do trabalho do outro dia no jeito na noite anterior, assim como adianto meu café da manhã (que agora é leite/iogurt com aveia pq o mauro e o bastter me forçaram). Assim eu já acordo e mantenho meu plano de ir pra academia sem pensar muito.
Leitura: Gosto muito de ler mas estava totalmente afastado do hábito. Tentava encaixar no meio do dia, na hora do almoço, tudo sem sucesso. Até que "forcei" o hábito de deitar um pouco mais cedo e simplesmente abrir o iPad e ler algo. Paguei o Kindle Unlimited e leio livros aleatórios. Esse ano já foram 5 (acho que ano passado durante o ano todo eu não cheguei a ler 5 livros). Não precisa ser toda noite, mas é um hábito quase diário.
Inglês: Essa eu postergo há alguns anos também. Esse ano eu também coloquei como meta "deixar de ser analfabeto". Eu já comprei cursos online, já tentei por conta mas nada deu certo pra mim. Pesquisei referências na minha cidade e encontrei um professor particular muito bom, que vem em casa 1 vez por semana dar aula. O valor é bem tranquilo, mais barato até que a mensalidade de uma das grandes escolas. Como ele vem até em casa, isso tb acaba sendo "a prova de desculpas", e fazendo a aula, eu fico bem mais animado para continuar os estudos por conta durante a semana.
Enfim, só quis compartilhar com vcs alguns macetes que estou criando para melhorar alguns aspectos esse ano. Seria bem legal se vcs tivessem alguns também para compartilhar.