Boa tarde a todos colegas do fórum. Estive ausente nas últimas semanas, devido aos bons acontecimentos de minha vida (filhão nasceu).
Em breve farei um post sobre todo ocorrido pois tive uma opção pouco convencional e definitivamente interessante (mas não darei detalhes ainda, tem que instigar a ansiedade).
Ultimamente tenho me preocupado com coisas que jamais imaginei. Parar de falar palavrões, boas atitudes em casa, etc. Exatamente para dar um bom exemplo ao pequeno.
Tenho uma boa consciência que criança você tem que dar amor, carinho e limites. Não quero mimar meu filho, pois minha vida foi tão ralada que sou casca de ferida por isso (e tenho consciência que todo meu sucesso veio exatamente pelas dificuldades que consegui sobrepor).
Porém, gostaria de exemplos e dicas dos papais que já possuem mais experiência no assunto.
Por exemplo, eu não quero que meu filho brinque com coisas "automáticas" como aqueles carrinhos que você liga e eles brincam sozinhos. Me lembro da faculdade de medicina onde os professores diziam que os brinquedos quanto mais simples, mais estimulam a imaginação da criança.
Também conversei com a patroa e estamos definindo que em casa, não é pra usar o celular. Se precisar por motivo de trabalho, que seja no quarto do computador.
Digo isso pois vejo muitas crianças nos hospitais que trabalho que não desgrudam do celular. Estudos americanos dizem que crianças que crescem com o celular/tablet desde muito cedo desenvolvem atraso nas habilidades sociais "asperger like", recomendando que só se permita o contato com esses aparelhos após os 5 anos de idade e com 1-2 horas por dia no máximo.
Também quero que ele só jogue video-game com essa idade (pois foi a mesma com a qual eu tive contato antes).
Para um bom crescimento do pequeno adquiri um terreno, que era meu sonho de infância, que é uma chácara, em condomínio fechado, que tem um parquinho enorme para crianças.
Enfim, falei muito e abri a discussão, gostaria de reflexões de quem se disponibilizar para tal. Obrigado a todos!