Boa tarde pessoal,
Esta é a primeira vez que eu faço a declaração anual do imposto de renda e me surgiram algumas dúvidas, se puderem ajudar ficaria muito grato:
1- No Bastter System, na aba de imposto de renda, bens e direitos, no código 99 tem lá "Créditos a receber de PJ", enquanto na aba rendimentos tem "créditos em trânsito". As informações das duas tabelas são idênticas, porém têm que ser lançadas em locais diferentes no app da receita? Onde eu declaro os créditos em trânsito?
2- Na declaração de 2017 meu contador havia declarado alguns investimentos de forma agrupada (por exemplo eu tinha cotas de 3 FIMs que foram declaradas em um item só como "clubes e fundos de investimentos" com o valor total das cotas somadas), da mesma forma alguns CDBs (declarados como "aplicação em renda fixa"). Em 2018 eu zerei todas estas posições. Devo declarar isso? De que forma?
3- Qual base de dados devo usar para declarar o valor de partição societária e de veículos?
4- Em que campo ou de que forma deve ser declarada uma antecipação de lucro (evento único ao longo do ano)?
5- No caso de ativo que foi adquirido e vendido no mesmo ano, mas que gerou dividendos, deve ser declarado na aba bens e direitos com valores R$0,00 em 2017 e 2018? Ou pode-se declarar apenas os dividendos sem informar na aba de bens e direitos?
6- No Bastter System na aba de imposto de renda, renda variável, aparece uma operação de valor negativo relacionada à venda de um fundo imobiliário com prejuízo. Como declara isso?
Obrigado ;)