Tudo nessa vida tem risco.
Inclusive riscos absurdos que podem destruir a humanidade por motivos simples e que ninguém nunca havia pensado antes.
Aprendi isso na prática em minhas jornadas empreendedoras.
Quanto menos experiência, menos conhecimento e menos planejamento, mais riscos corre.
Ao longo do caminho você vai descobrindo os riscos que corre e vai aprendendo a se proteger.
Se der sorte todos serão de baixo impacto e você vai conseguir continuar.
Risco de assaltos, risco de catástrofes naturais, risco de acidentes com clientes, risco de funcionários ruins e etc etc.
A coisa é tão aleatória, que até quando se tem algo muito a seu favor, ainda pode dar merda.
Em 2017 eu fechei um estabelecimento comercial, um bar, e anunciei a venda do ponto.
Em uns 2 meses tentando vender me apareceu um comprador.
Negociamos e ele me pagou A VISTA. O dinheiro todo.
Fiquei bem satisfeito, precisava muito me livrar do ponto e quitar algumas dívidas...
Só que o cara NUNCA FOI BUSCAR NADA e não finalizava o processo de transferência do contrato de aluguel.
Resumindo: por 5 meses eu ainda consegui obrigá-lo a pagar os R$5.000,00 de aluguel mensais, mas logo ele parou de pagar e eu tive que começar a pagar...
Fora que fui obrigado a encerrar o contrato com a imobiliária e fazer a reforma INTEIRA do local (coisa que não teria que fazer se o cidadão realmente pegasse o ponto para ele). Gastei mais uns R$30.000,00 na reforma.
Feito isso eu insisti para o cara retirar toda mobília que ERA DELE de dentro do bar, e ele nunca o fazia. Eu tive que alugar um galpão, com aluguel de cerca de R$1000, para colocar as coisas dele, e, INFELIZMENTE, entrar com um processo. Sim, eu tive que entrar com um processo para OBRIGAR UMA PESSOA A RETIRAR O QUE ELA COMPROU E PAGOU.
O que ficou dessa história é:
Temos que estudar e planejar para eliminar os riscos de maior probabilidade e riscos que temos controle e estar sempre preparados, em um certo nível, para um risco de menor probabilidade, que não temos controle.