Bom dia!
Minha namorada precisava vender o Iphone dela e perguntou se eu poderia anunciar para ela no ML, já que eu tinha mais experiência nesse tipo de transação.
Sem titubear, fiz o anúncio e vendi no mesmo dia.
Detalhes à parte, fui levado a erro pela compradora, que fingiu ter depositado o valor, no que enviei o celular no outro dia, chegando normalmente no dia seguinte no destino.
Desconfiado pela demora da compradora em responder os próximos e-mails e vendo que no Mercado Pago não constava o valor, liguei para o Mercado Livre, que confirmou a fraude.
Dei a notícia para minha namorada junto com um depósito do valor do celular.
Ela obviamente quis assumir o prejuízo (pois eu teria feito um favor), mas preferi assumir, pois o erro foi meu, já que eu poderia ter sido mais diligente, não fosse a ansiedade em querer fechar logo a transação. Havia meios de eu ter coibido isso.
A vergonha que senti por ter caído no golpe me fez lembrar daquelas notícias que postamos aqui sobre isso. A diferença é que, ao menos, não queria dar uma de esperto em cima de ninguém, somente fechar uma transação para ajudar quem amo.
Só que o principal motivo de eu postar isso aqui é agradecer pela mudança de mindset que eu tive graças à comunidade: de assumir meu erro mesmo quando o enganado for eu, porque dificilmente cairei no mesmo golpe tendo tomado esta atitude, o que não seria tão certo caso ficasse procurando um culpado ou xingando a estelionatária.
Esse desabafo também alivia minhas agruras e, até, me faz ter compaixão da criminosa, que precisa se sujeitar a isso (ao dinheiro maldito) para sobreviver nesse mundo.
No fundo, considero o prejuízo um valor irrisório pelo aprendizado e uma oportunidade para exercitar a gratidão por poder ressarcir sem problema minha namorada graças à RE e por poder desenvolver o sentimento de assumir meus próprios erros, o que certamente me fará evoluir no curto, médio e, espero, longo prazo. Fez-me ver, também, que estou me relacionando com uma pessoa digna, que prontamente se prontificou a devolver o depósito, no que rechacei pelo meu próprio bem.
#PAS