Boa tarde, gente!
Minha família conta com uma casa no interior de São Paulo, Indaiatuba, de 300 metros quadrados, em um bairro tranquilo. Atualmente está alugada por incríveis R$1.000 reais, por uma imobiliária. Está com um péssimo valor, tendo em vista a localização. Já está nessa situação há alguns anos.
Minha mãe depende do valor desse aluguel para cobrir o aluguel de onde ela mora, em Marília, junto com o trabalho dela.
Me veio a dúvida, e na verdade eu não soube fazer as contas com tantas porcentagens para descobrir então se seria vantajoso o seguinte plano:
Vender a casa ( avaliada em 500 mil, mas acredito ser impossível alcançar esse valor ) por um valor menor que o esperado, para conseguir vender antes que seja renovado o contrato de aluguel e pegar esse valor e investir em um pré-fixado com juros semestrais ( ela precisa desse valor, nem que seja semestralmente ). Pensaria em vender por 300..350 mil.
Já faço uma reserva de emergência pra ela, na conta poupança dela mesma. Ela não precisaria mexer nesse valor aplicado por 6 meses, até o primeiro cupom.
Sei que teriam os impostos de 22,5% nos rendimentos dos primeiros 6 meses, e assim por diante, de maneira retroativa. Ainda sim não seria muito mais rentável que a atual situação da casa ?
Não sei fazer as contas de quanto ela poderia utilizar desse rendimento para manter o poder de compra do valor.
Obrigado pela ajuda!